Agora: A Voz do Povo

Sicredi apresenta linha de crédito do Programa Energia Verde aos associados

Fernando Luiz com assessoria em 01/10/2019 às 17:20. Lida 236 vezes.

Associados da Sicredi Celeiro do MT participaram no Auditório da ACES, em Sorriso, de palestra sobre o Programa Energia Verde, uma parceria entre o Sicredi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso. O programa é destinado a produtores rurais e empresas instaladas no Estado, que têm interesse em gerar a própria energia a partir da fonte fotovoltaica.

Em comemoração ao lançamento da parceria, o Sicredi oferece taxa promocional pré-fixada a partir de 0,89% ao mês, válida até 18 de dezembro. Detalhes sobre esta e outras condições de acesso ao crédito podem ser obtidos nas agências, nos municípios da área de atuação da Cooperativa. Vale lembrar que o crédito tem por finalidade a compra de equipamentos e tecnologia para captação de energia solar, destinados à geração de energia elétrica nas propriedades e empresas, e o valor contratado pelo associado será conforme o projeto de viabilidade, capacidade de pagamento e orçamento apresentado

O objetivo do programa é estimular a geração própria de energia nos empreendimentos sejam eles propriedades rurais, empresas comerciais, prestadoras de serviços ou da indústria, e com isso torná-los mais competitivos, de forma sustentável. Isso porque, com a geração fotovoltaica, os empreendimentos conseguem uma redução nas despesas com energia de até 95%, sendo que em muitos casos o valor economizado na conta é suficiente para pagar a parcela mensal do financiamento.

No programa, o Sebrae MT oferece serviços de consultoria de análise de viabilidade técnica e financeira e elaboração dos projetos de energia solar e o Sicredi a solução financeira com condições diferenciadas. No site www.programaenergiaverde.com.br, associados e não associados podem obter mais informações sobre o programa e as vantagens em investir em um sistema ecoeficiente de geração de energia elétrica.

Para o diretor executivo da Sicredi Celeiro do MT, Marcio Luiz de Abreu, a parceria entre Sicredi e Sebrae visa o desenvolvimento da energia sustentável e renovável, a chamada Energia Verde. Além disso, segundo ele, é uma oportunidade em que o associado tem no Sebrae, uma consultoria especializada e, no Sicredi, soluções financeiras, uma excelente oportunidade de negócio gerada a partir de uma parceria consolidada. “Queremos que nossa região seja referência em geração de energia solar fotovoltaica no estado do MT e para isso não mediremos esforços para fomentar o crescimento desta modalidade”, ressaltou o diretor, na abertura do evento.

Pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional aponta que ainda é baixo o investimento em energia solar entre os pequenos negócios. Apenas 9,2% dos entrevistados se consideram bem informados sobre o tema e apenas 0,1% usam energia solar em seus negócios. Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), referente a agosto, mostra que a geração elétrica por fonte fotovoltaica no país é de 2.103 megawatts (MW), equivalente a 1,2% da matriz elétrica brasileira.

Enquete


Você é contra ou a favor de eleições para diretores e coordenadores de escolas públicas municipais?
Parciais