Agora: Bom Dia Sorriso

​Prefeitura assina termo de fomento com a ONG Cirinho Sorrindo

Decom em 10/06/2019 às 15:13. Lida 553 vezes.


O prefeito Ari Lafin assinou nesta manhã (10) o termo de fomento com a Organização Não Governamental Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer. De acordo com o termo serão repassados R$ 96.000,00 divididos em doze repasses mensais. O valor irá atender as necessidades de conservação da estrutura física e auxiliar no desenvolvimento de ações e projetos destinados a disseminação de informações acerca da prevenção do câncer e da garantia de direitos de usuários oncológicos, através de ações sócio educativas, de mobilização e de defesa de direitos.

Conforme a presidente da ONG, Carla Pianesso, dentre as ações da Cirinho Sorrindo também está o acolhimento do paciente diagnosticado com câncer e da família. “Costumo dizer que muitas vezes a família fica doente junto. Em várias ocasiões nos deparamos com pais de família diagnosticados com câncer ou mães, e, então todo mundo desaba junto. Em muitos casos, em que o pai tem a doença, ele é o provedor e a família entra em depressão com a doença e ainda sofre com a situação financeira”, destaca.

Carla explica que a ONG conta com uma equipe multidisciplinar que presta o apoio e acolhimento, além de dar o direcionamento na busca de informações. “Nossa equipe é toda de voluntários. Contamos com várias pessoas da área da saúde. São médicos, enfermeiros, psicólogos que auxiliam nessa busca e no repasse da informação especializada”, diz. “Mas nossa rede também conta com estudantes, donas de casa, profissionais liberais, pessoas das mais diversas áreas que estão disponíveis para dar um abraço, ouvir, sair para panfletar e distribuir informação em um domingo pela manhã, por exemplo”, acrescenta.

Desde a criação da Cirinho Sorrindo, em 13 de dezembro de 2016, cerca de quatro mil pessoas de todo o país já procuraram acolhimento , “informações e uma palavra de carinho na ONG”, pontua Carla. No momento, cerca de 230 pacientes de Sorriso são acompanhados pela Organização.

“Para quem é daqui realizamos visitas domiciliares, auxiliamos no encaminhamento de exames e consultas. Mas nosso atendimento vai além disso: auxiliamos pessoas de todo o Brasil por meio das nossas redes sociais e telefones”, frisa. Segundo a presidente da ONG, o valor repassado pela Prefeitura é muito bem vindo e será aplicado no dia-a-dia da ONG.

Ao assinar o termo de convênio, o prefeito Ari Lafin, disse que a saúde é um setor que requer cuidado e carinho. “O câncer é uma doença rápida, silenciosa e devastadora. Quando descoberta no início tem tratamento sim e tem cura, por isso, quero parabenizar a Carla e a dona Circe por esse lindo trabalho de amparar e de informar”, disse. “O Cirinho era cheio de vida e isso continua por meio da ONG”, ressalta Lafin.

O prefeito destacou ainda que mesmo não sendo função do município, a Administração Municipal contratou um oncologista para atender no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). “Nossa intenção é diagnosticar com rapidez e possibilitar que o paciente inicie o tratamento o quanto antes em casos de câncer. O oncologista que atende na nossa rede faz o diagnóstico e o tratamento é realizado no Estado”, finaliza.

Já Carla acrescenta que quem quiser atuar como voluntário na ONG basta entrar em contato pelo site www.ongcirinhosorrindo.org.br . Quem quiser fazer doações está disponível a conta 950-7, agência 0812, Banco Sicredi, em nome da ONG.

Enquete


Você é contra ou a favor de eleições para diretores e coordenadores de escolas públicas municipais?
Parciais