Sorriso FM 99,1

05/06/2019 15:08
Lida 614 vezes.

Assessoria


Estiveram reunidos nesta terça-feira, 04/06, na sede do Clube Amigos da Terra de Sorriso representantes de entidades como, Cofco, Nutribrás, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sorriso, Earth Innovation Institute, Natcap Soluções Sustentáveis, Delicious Fish, Iniciativa para o Comércio Sustentável – IDH e CAT Sorriso na primeira reunião do Comitê Gestor do Programa PCI.

Esta primeira reunião do comitê ocorre após um mês da Primeira Rodada de Apoio ao Desenvolvimento da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) de Sorriso, quando houve a assinatura do memorando de entendimento entre representantes do setor produtivo, do governo estadual e do terceiro setor, oficializando o apoio e o esforço de todos os envolvidos na promoção do desenvolvimento sustentável de Sorriso.

A IDH Brasil é uma organização de fomento holandesa que incentiva produtores, governos e mercados para a construção de iniciativas sustentáveis.Guilherme Justo - gerente de Programa da IH Brasil disse que na reunião foi discutido sobre o processo da construção da governança do programa em Sorriso, sendo esse um dos pontos mais importantes da estruturação. “Também discutimos sobre as metas estabelecidas e o desdobramento dessa metas e planos de ação e mecanismos de monitoramento e acompanhamento da evolução das mesmas. Foi apresentado ainda os projetos que já estão em fase de concepção”.

A ideia é que esse comitê se reúna, a princípio, a cada dois meses. “Esse foi apenas o primeiro passo na estruturação do programa, mas um passo essencial na sustentabilidade das ações que ali serão propostas", afirmou Guilherme.

A próxima reunião deverá acontecer no final de julho. E daí em diante, a cada dois meses, quando será feito um detalhamento maior das metas e início dos planos de ação para cada meta.

Lançada durante a Conferência do Clima de Paris no final de 2015, a Estratégia PCI nasceu como uma visão de longo prazo que visa promover o desenvolvimento econômico e social pelo uso eficiente da terra. Em 2019, a PCI entrou em uma nova fase em Mato Grosso, com a criação do Instituto PCI, apontado por decreto estadual para articular ações públicas e privadas e captar recursos para fomentar programas e projetos ligados à implementação da Estratégia.

A participação e engajamento dos envolvidos é extremamente importante para que a estratégia PCI aconteça. É a partir das demandas locais e oportunidades de cada região que serão construídas as parcerias o desenvolvimento sustentável, com metas alinhadas às expectativas social, cultural e econômica das pessoas que vivem no município. Em Sorriso, as oportunidades estão na produção de etanol de milho, energia solar e piscicultura, entre outros, assim como qualificação profissional, recuperação de áreas de preservação permanente e regularização fundiária.

Mais informações junto ao CAT Sorriso, que funciona em anexo ao Sindicato Rural de Sorriso. Ou pelo telefone: 3544-3379. Ou pelo site: www.catsorriso.com.br.

Veja também


Enquete
Qual sua opinião sobre as mudanças do trânsito nas perimetrais em anexo à BR 163?
  • Parcial