Sorriso: pelo segundo mês UPA realiza mais de 10.500 atendimentos

Assessoria em 04/06/2019 às 06:22. Lida 597 vezes.

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso, aponta que neste mês de maio a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), realizou 10.537 atendimentos. No mês de abril o número de atendimentos chegou a 10549.

Os dados apontam ainda que número de atendimentos deste ano vem aumentando todos os meses, em janeiro foram realizados 8.298 atendimentos, uma queda nos mês de fevereiro com 7.796, atendimentos, em março sobe de novo e chega 9.861. Os meses de abril e maio tiveram o maior número de acolhimento desde a abertura da UPA em 2012.

Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fabio Marchioro um dos pontos que tem aumentado o número de atendimento é a quantidade de pessoas que vem de outras cidades.

“A prefeitura de investido mais de 30% do orçamento em saúde, o dobro do que determina a lei de responsabilidade fiscal, temos buscado atender a população da melhor maneira possível, para que ninguém fique sem atendimento. Devido a situação que a saúde enfrenta no Estado, temos recebido muita gente de outros municípios que vem em busca de uma estrutura melhor na saúde e isso tem refletido na quantidade de atendimentos da UPA”, explicou pontuou o secretário.

*Como funciona o atendimento na UPA*

A unidade é para atendimento de urgência e emergência, por isso segue o protocolo de Manchester, que é determinado pelo Ministério da Saúde, que organiza o sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho e azul.

Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.

Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.

Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.

Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados na unidade de saúde.

Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado na unidade de saúde

Enquete


Você é contra ou a favor de eleições para diretores e coordenadores de escolas públicas municipais?
Parciais