Sorriso FM 99,1

09/05/2019 15:54
Lida 935 vezes.

Assessoria

Biblioteca Pública Monteiro Lobato recebe do CAT Sorriso as Cartilhas Amigos da Terra - Boas Práticas Que Preservam a Vida

A Biblioteca Pública Monteiro Lobato e o Clube Amigos da Terra - CAT Sorriso realizaram na tarde da ultima terça-feira, 07/05 a entrega oficial das cartilhas Amigos da Terra – “Boas Práticas Que Preservam a Vida”.

O mascote da biblioteca “Visconde de Sabusoja” recebeu as cartilhas que deverão ser distribuídas para as crianças e adolescentes que frequentam a biblioteca. A iniciativa faz parte de uma parceria junto ao programa Conecta Biblioteca. O material também foi entregue no Centro Social Lar São Francisco e na Associação Mãezinha do Céu. E deverá ser trabalhado nas escolas públicas de Sorriso como material pedagógico de apoio.

A coordenadora de fomento à leitura, Leda Maria Ferraz ressaltou a importância das parcerias neste projeto “Pra nós essa parceria é muito importante porque nós sabemos que a biblioteca pública esteve invisível aos olhos da nossa comunidade, aos olhos de gestores por muitos anos. Começamos no ano passado um processo de revitalização e resignificação da própria definição de biblioteca e tudo isso começou com o programa Conecta Biblioteca, que vêm nos orientando sobre esse processo previsto pelo Plano Nacional de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O material que estamos recebendo hoje, essa cartilha, a distribuição já começou a ser realizada e o ‘Visconde de Sabusoja’ vai auxiliar na entrega, é o personagem saindo das páginas da cartilha e chegando até a criança, porque sabemos que a ótica da criança é diferente da ótica do adulto, imaginamos um efeito surpreendente, surreal para as crianças. O objetivo principal para nós enquanto biblioteca é reafirmar ainda mais a importância da leitura, mesmo diante de toda tecnologia, temos a presença física da cartilha, mesmo tendo ela digital também, um não substitui o outro. Essa parceria vem reforçar toda essa questão da conscientização do meio ambiente e da importância da leitura”.

Gestora do CAT, Lenira Arsego falou sobre a importância da entrega das cartilhas e a parceria com a Prefeitura “Para nós do CAT é uma satisfação fazer a entrega das cartilhas tanto na rede pública, como nos projetos sociais Lar São Francisco, Mãezinha do Céu e APAE. O Mascote lobinho-guará faz a entrega das cartilhas ao mascote da Biblioteca Visconde de ‘Sabusoja’ e o ‘Sabusoja’ que vem agregar junto aos personagens da 6ª edição da cartilha. O motivo dessa conexão com a biblioteca é justamente para incentivar o interesse pela leitura e despertar a consciência ambiental. Desde a 1ª primeira edição da cartilha a gente já viu muita coisa acontecendo, muitos projetos desenvolvidos nas escolas, a exemplo da primeira mostra ambiental, concurso de desenho, redação, painéis, sobre gestão do lixo, uso racional da água, compostagem, entre outros trabalhos. Neste ano a Secretaria de Educação, através dos professores e coordenadores, vão trabalhar com as 5ª, 6ª e 7ª séries um concurso de redação e desenvolvimento de painéis. O Lar São Francisco vai desenvolver uma peça teatral com os personagens da Cartilha. Isso mostra o resultado dos trabalhos que o CAT vem desenvolvendo junto à sociedade, através das boas práticas que preservam a vida.

Além dos 5000 exemplares que serão distribuídos nas escolas, também serão entregues mais 1000 exemplares no idioma inglês para serem trabalhadas pelas professoras de inglês em sala de aula e apoiadores. “Hoje vivemos num mundo globalizado, e o CAT também tem projetos em nível internacional. Em junho o CAT e alguns produtores participação da Conferência anual da RTRS - ART 14 - que ocorrerá em Utrecht na Holanda, onde será entregue a cartilha Amigos da Terra aos participantes, com objetivo de mostrar o resultado do projeto “Gente que Produz e Preserva, destacando o nome de Sorriso e mostrar que os nossos produtores trabalham de forma organizada e aplicam as Boas Práticas Agrícolas que “Preservam a Vida”.

Lenira agradeceu todos os parceiros para que a cartilha pudesse ser desenvolvida e distribuída “Agradecemos a Prefeitura, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e a Equipe da Biblioteca Monteiro Lobado. Nosso especial agradecimento a todas as empresas e instituições que contribuíram na criação, editoração e na impressão da 6ª edição da cartilha. A toda imprensa que sempre está ponta a nos atender e divulgar nossos trabalhos. Neste ano o CAT Sorriso completa 17 anos e no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, o Projeto de Educação Ambiental “Sorriso Vivo“ está de aniversário, 14 anos de vida!!! Estamos felizes e temos muito a comemorar e agradecer, lembrado que só foi e, é possível graças ao comprometimento do CAT aliado a soma de nosso parceiros. Isso prova que juntos somos mais”.

Gerson Bicego, vice-prefeito de Sorriso – “É importante que a gente possa avançar ainda mais na educação. Queria agradecer a parceria do CAT – Clube Amigos da Terra em mais um projeto que é o Conecta Biblioteca e com certeza a leitura ainda faz parte da vida das nossas crianças e adolescentes e quanto mais a gente incentivar, apesar da era digital estar aí, ainda é bom a gente poder folhear um livro com boas histórias e relembrar a imaginação que nós tínhamos na nossa infância”.

Veja também


Enquete
Qual sua opinião sobre os políticos brasileiros?
  • Parcial