Sorriso FM 99,1

13/03/2019 16:00
Lida 475 vezes.

Tâmara Figueiredo


A Quaresma é um período de 40 dias de penitência e de combate espiritual. A característica fundamental e indispensável da Quaresma é a renúncia de alimentos e o jejum. A quaresma teve inicio na Quarta-feira de Cinzas, e segue até a Quinta-feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor. A penitência prolonga-se até o Sábado Santo, perfazendo exatos 40 dias de penitências. Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus.

Porque 40 Dias de Quaresma?

O número de quarenta dias é um número importante para a igreja, com significação bíblica. Foram quarenta os dias do Dilúvio; Foram quarenta dias que Moisés esteve no Monte Sinai antes de escrever os dez mandamentos; Foram quarenta anos de Israel no deserto; Os quarenta dias do caminho de Elias até o Horeb/Sinai; E, sobretudo, os quarenta dias do Senhor Jesus no deserto, preparando Sua vida pública em que anunciou o Evangellho. Por isso mesmo, o cuidado da Igreja de reservar exatos quarenta dias para a penitência. A igreja deve seguir antes da preparação da Páscoa.

O padre Bruno Leandri, vigário da Paróquia São Pedro Apostolo esteve no programa }A Voz do Povo falando sobre o real sentido da Quaresma.

“Esse período da quaresma tem como função nos preparar para o dia litúrgico mais importante da nossa fé que é o trido pascal – a celebração da Páscoa, momento em que Jesus, pela sua morte e ressurreição ele nos resgatou. Esse período de quarenta dias nos prepara para esse dia, a quarta-feira de cinzas nos faz lembrar ao homem que ele é pó, que ele vai morrer e portanto tem que se preparar através do jejum, da oração e da esmola, com a prática da caridade”.

Falou também sobre as práticas Quaresmais

“A Igreja nos apresenta as três principais práticas que são o Jejum, a Oração e a Esmola, ou Caridade. Pelo Jejum nós refreamos nossos desejos. O jejum da igreja é que escolhamos na Sexta-feira, uma refeição e nos outros períodos tomamos um pequeno lanche, não para se fartar, mas o suficiente e fora desses horários não se alimenta de mais nada. O Jejum nos ajuda a refrear nossos desejos. Temos a oração, sem a ajuda, sem a graça de Deus ninguém pode vencer-se a si mesmo. Jesus esteve no deserto em oração, foi Deus que com o Espírito Santo o ajudou a vencer as tentações. Pela oração que o ser humano vai se encontrar com Deus e ter a força, a iluminação para vencer as tentações que a vida nos oferece. A esmola ou caridade, podemos exercer de diversas formas, todas as vezes que vestimos os nus, que damos alimentos, bebida, visitamos os enfermos ou presos, é a Ele mesmo que nós o fazemos, Então a caridade, é a obra mais excelente do cristão que devemos exercitar para nos aperfeiçoar no amor e crescimento espiritual, amar mais”.

O importante é que todas estas práticas nos levem a uma preparação séria e empenhada para o essencial: a Páscoa!

O cristianismo é uma religião da alma e do corpo, das intenções e das práticas!

Confira programação de quaresma da Paróquia São Pedro Apóstolo:

Dia 02/04 – Será realizado o mutirão de confissões da quaresma (padres da forania vêm ajudar será nos três períodos na Matriz e algumas capelas);

Dia 11/04 – Será celebrada a Missa dos Santos Óleos na Catedral às 19 h;

Dia 14/04 Domingo de Ramos - terá celebração na Matriz com o início da procissão em frente a Paraná Materiais de Construção;

Na Semana Santa, de 18 a 21/04 (quinta-feira a domingo) - também terá celebração na Matriz e em todas as capelas os horários ainda será definido;

Na sexta-feira Santa 19/04 - haverá a encenação da Paixão de Cristo no Domingão às 18 h e as 20h30;

E no domingo, dia 21/04 - à tarde acontece a encenação da Paixão de Cristo no Distrito de Primavera.

Veja também


Enquete
Você monitora o que seu filho faz no celular, tablet ou computador?
  • Parcial