Agora: Conexão 99

Sorriso: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato planeja ações para ampliar o acesso à literatura

Assessoria em 09/02/2019 às 07:08. Lida 994 vezes.

Se um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia e um morto que vive, de acordo com a definição de Padre Antônio Vieira, imagine então o quão mágica é uma biblioteca inteira.

Em Sorriso, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato fica bem no centro da cidade, na Praça da Juventude, e pode ser utilizada das 7h às 11 horas e das 13h às 22 horas. Com um acervo de obras teóricas e literárias, o local está passando por um processo de renovação. Por meio da adesão ao programa nacional Conecta Biblioteca, promovido pela Ong Recode e pela Caravan Studios, a Biblioteca está buscando se aproximar da comunidade e também expandir sua ação para além das paredes do prédio que a abriga.

Como resultados práticos, já podem ser apontadas parcerias estabelecidas com as promotorias de Justiça do município para a viabilização de iniciativas voltadas ao incentivo à leitura. Entre elas, a inclusão de mediação de leitura no projeto “Liga da Saúde”, que atua no combate à obesidade infantil; e também o “Leitura que Transforma”, que tem o objetivo de levar a leitura aos reeducandos do Centro de Ressocialização (CRS) de Sorriso. Já o projeto Caminhos do Saber consiste em um compromisso mensal dos pais ou responsáveis em retirar um livro todo mês para que os filhos façam a leitura e depois, em um vídeo, compartilhem um resumo da história.

Além de firmar parcerias para ramificar a atuação da biblioteca pelo município, o Conecta também estimula um novo olhar sobre como a função da biblioteca está sendo percebida pela comunidade. Por isso, foi realizada em setembro do ano passado uma pesquisa com o objetivo de documentar os recursos que já existem, as demandas e as oportunidades que surgem e, acima de tudo, prestar serviço à comunidade. “Um dos objetivos da pesquisa foi justamente melhorar a oferta de serviços e organizar uma programação para a biblioteca, sempre lembrando que uma biblioteca pública é de toda a comunidade, pertence a todos os moradores”, reforça a coordenadora de fomento à leitura da unidade, Leda Maria Ferraz.

A coordenadora também destaca de forma positiva o papel do Comitê Jovem do Conecta Biblioteca em todo este processo de revitalização da unidade. Entre as ações que estão sendo projetadas para este ano está a celebração, em 18 de abril, do Dia Nacional do Livro Infantil com a apresentação da mascote da Biblioteca. A data faz alusão ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, autor reconhecido por seu trabalho junto ao público infantil. Foi Lobato, que dá nome à biblioteca de Sorriso, o pai de toda a inesquecível turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Enquete


Você é contra ou a favor do pagamento de salário para presos?
Parciais