Sorriso FM 99,1

31/01/2019 14:30
Lida 796 vezes.

Assessoria


A rede que compõem os serviços de saúde da Atenção Secundária retornarão as atividades na íntegra nesta Sexta-feira (01/02). A Atenção Secundária da rede de saúde em Sorriso é composta pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro de Reabilitação Renascer, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Laboratório Municipal de Doenças Tropicais, Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Com exceção da UPA, que funciona 24 horas, os demais mantiveram o funcionamento parcial no período de final de ano. “A partir de 1º de fevereiro, toda rede de saúde pública está funcionando em sua totalidade, para atender os cidadãos. Tivemos um período com horário reduzido, devido ao final de ano, mas agora os atendimentos voltaram a ser das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira”, explicou o secretário de saúde Luis Fábio Marchioro.

O CAPS

O CAPS, faz o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, estimula a sua integração social e familiar, oferece apoio em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Além das consultas, o tratamento é composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras. Os dados da Atenção Secundária apontam que a unidade realizou 50.829 atendimentos durante o ano de 2018.

O SAE

O SAE é uma unidade ambulatorial com atenção integral às pessoas com HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por médica infectologista, equipe de enfermagem, farmacêutico, assistente social e psicóloga para atendimento dos pacientes.

Além de ações de prevenção das IST/HIV/AIDS/HV, destinadas prioritariamente a segmentos populacionais de maior vulnerabilidade e a população em geral o SAE realiza testes rápidos para de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. Durante ao ano de 2018 foram realizados o atendimentos a 608 pessoas.

Veja também


Enquete
Qual sua opinião sobre os políticos brasileiros?
  • Parcial