Sorriso FM 99,1

​Conselho de Medicina de MT pede que pacientes atendidos na 'Caravana da Transformação' denunciem erros médicos

24/01/2019 14:40
Lida 866 vezes.

G1/MT

Os pacientes atendidos pela “Caravana da Transformação”, projeto desenvolvido pelo governo anterior em Mato Grosso, devem procurar a sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) para protocolar denúncias.

O conselho, diante dos fatos relatados pela imprensa sobre os supostos erros médicos ocorridos nas cirurgias oftalmológicas realizadas durante o programa governamental denominado “Caravana da Transformação”, tem instaurado sindicâncias administrativas para averiguar a existência de indícios de irregularidades éticas.

Segundo o governo do estado, foram realizadas cerca de 60 mil cirurgias em 14 cidades. Em reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, idosos afirmam ter enfrentado problemas de visão em virtude das cirurgias de catarata. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e culminou na Operação Catarata.

Para que essa análise seja a mais abrangente possível, o conselho orienta aos pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico por meio do programa, e que pretendem ter sua situação avaliada, a procurar a sede do CRM, situado no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, para apresentar sua denúncia, podendo enviá-la também por escrito, com identificação e assinatura através dos Correios.

A presidente do conselho, Hildenete Monteiro Fortes, pede também aos profissionais médicos que ao atenderem pacientes com queixas relacionadas conversem e orientem a apresentarem a denúncia junto ao CRM.

Conforme a assessoria jurídica do conselho, a sindicância é sigilosa e os dados do paciente serão resguardados do acesso de terceiros que não tenham relação com o caso.

Veja também


Enquete
Qual sua opinião sobre os políticos brasileiros?
  • Parcial