Sorriso FM 99,1

22/01/2019 14:38
Lida 1137 vezes.

Tâmara Figueiredo

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

A revisão biométrica teve inicio no município de Sorriso no dia 03 de dezembro do ano passado e agora é de caráter obrigatório. De acordo com o juiz eleitoral de Sorriso, Dr. Anderson Candiotto, 37% dos eleitores sorrisenses já fizeram o cadastramento biométrico, o que ainda é considerado um índice baixo. “Ainda há uma parcela significativa que precisa comparecer ao Cartório Eleitoral ou Ganha Tempo e realizar esse procedimento que é simples e rápido. É importante que os eleitores tirem um tempo para se regularizar junto à Justiça Eleitoral”

De acordo com o juiz, todos os eleitores, sem exceção, devem fazer o cadastramento biométrico, inclusive eleitores a partir de 16 anos e acima de 70 anos que não são obrigados a votar.

O prazo termina no dia 29 de março. Quem não efetuar o cadastramento biométrico terá seu título de eleitor cancelado, ficando impedido de votar e de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, obter certos tipos de empréstimos e inscrição em programas sociais do governo. “A pessoa deixa de exercer a sua cidadania e pode ter inúmeros entraves na vida por não ter esse registro básico, que é o registro eleitoral”.

O cancelamento do título também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Documentos necessários:

Documento de identificação civil, que consta a naturalidade.

E um comprovante de endereço.

Obs: Quem tiver pendências como multas falta em eleições, devem quitar a multa cuja guia pode ser emitida pela internet.


Os locais onde pode ser feita a biometria em Sorriso:

Cartório da 43ª Zona Eleitoral - Sorriso

RUA CANOAS 583 (AO LADO DO FÓRUM) - CENTRO NORTE - 43ªZE - 78890-000

Horário de atendimento: das 07h30 às 13h30


Ganha Tempo de Sorriso

Ao lado da Praça da Juventude

Horário de atendimento: das 7h00 às 13h00


Posto de Atendimento do Cartório Eleitoral

Distrito de Boa Esperança

Horário de atendimento: das 07h00 às 13h00

Veja também


Enquete
Qual sua opinião sobre os políticos brasileiros?
  • Parcial