Agora: O Canto da Terra

​Mato Grosso quer plantar semente própria na 1ª quinzena de fevereiro

Fernando Luiz com assessoria em 26/12/2018 às 11:06. Lida 1075 vezes.

Aprosoja de Mato Grosso esta apresentando documentos que comprovam que a melhor época para se produzir sementes próprias é de 1 a 15 de fevereiro. A recomendação vai contra as determinações cientificas no sentido de impedir a ponte verde, e o plantio de soja em cima de soja

A Aprosoja sugere um novo calendário para plantio de soja no estado. Atualmente, o plantio é permitido até 31 de dezembro. Contudo, Antônio Galvan, presidente da entidade, com base em estudos realizados por seu assessor técnico, Wanderlei Dias Guerra, ressalta o comunicado de que não haverá prejuízo para a oleaginosa caso haja plantio de sementes em fevereiro.

Para Galvan, essa medida pode vir para sanar uma grande deficiência que há na produção de sementes. Os produtores querem fazer suas sementes por conta própria em busca de uma melhor qualidade.

Esse plantio de sementes teria de ocorrer, assim, na primeira quinzena de fevereiro. A única recomendação que fica é para que a colheita não adentre o período de vazio sanitário, que está estabelecido entre 16 de junho e 15 de setembro no estado.

O presidente acredita que a criação do calendário atual é fruto de um "complô" de fabricantes de defensivos e sementeiros para evitar sementes salvas. Galvan afirma que não há pesquisas que provem que o mês de fevereiro poderia causar alguma alteração no que diz respeito à ferrugem.

Dias Guerra, que participou da criação do calendário de plantio vigente, sugere que a alteração deste seja feita para que haja uma melhoria técnica do plantio.

Enquete


Você é contra ou a favor da redução do valor dos salários de vereadores de Sorriso?
Parciais