Sorriso FM 99,1

20/12/2018 11:39
Lida 1141 vezes.

Fernando Luiz - Depto Jornalismo com DC

Confirmando previsões de vários institutos e consultorias, Mato Grosso deu início, ainda antes do Natal, à colheita da soja 2018/19. Acostumado a liderar essa etapa da produção no país, Mato Grosso retoma em 2019 a ‘pole position’ após dois anos seguidos em que o Paraná deu o ‘start’ do novo ciclo. Áreas pontuais no médio norte, nordeste e no oeste do Estado, como em Nova Ubiratã, Sapezal, Campos de Júlio, tiveram os primeiros talhões colhidos a partir do início dessa semana.

Beneficiado pelas condições climáticas, muitos produtores puderam de fato iniciar o plantio no final do Vazio Sanitário, em 15 de setembro. Dessa forma, os mato-grossenses rompem com uma tradição de colher os primeiros talhões antes da virada do ano, já que em 2019 esse começo foi antecipado em pelo menos uma semana, devidos as boas condições das variedades de ciclo de 90 dias, a chamada soja precoce.

Em boa parte do Estado, como vinha observando a consultoria AgRural, as condições de clima foram bastante adequadas e marcaram o plantio e o desenvolvimento das lavouras precoces com chuvas antecipadas, bem distribuídas e bom volume.

Veja também


Enquete
Você é contra ou a favor da redução da verba indenizatória para deputados e servidores de alto escalão do Poder Legislativo de MT, proposta pelo deputado estadual Ulysses Moraes (DC).
  • Parcial