Agora: O Canto da Terra

Câmara participa do lançamento da pedra fundamental da FS Bioenergia

Fernando Luiz com assessoria em 10/11/2018 às 15:46. Lida 958 vezes.

A FS Bioenergia, a primeira usina de etanol 100% do milho do Brasil, realizou o lançamento de sua segunda planta no Brasil. Localizada em Sorriso, Mato Grosso, a unidade terá um investimento de R$ 1 bilhão, irá gerar mais de 1.500 empregos diretos e indiretos, e tem uma produção prevista de 530 milhões de litros de etanol por ano. O presidente da Câmara o vereador Fábio Gavasso ressaltou que o investimento vem para ser um marco na história de Sorriso, juntamente com o vereador Dirceu Zanatta, o secretário de governo Marlon Zanella e o prefeito Ari Lafin. Com uma área maior do que primeira planta de etanol produzido exclusivamente do milho do Brasil, em Lucas do Rio Verde, a usina ampliará a atuação da FS no estado do Mato Grosso e no Brasil, produzindo mais etanol, DDGS e energia. Com capacidade de armazenar 400 mil toneladas de milho, a previsão é que sejam utilizadas 1.2 milhão de toneladas do grão por ano para uma produção anual de 340 mil toneladas de farelo de milho e 17 mil toneladas de óleo de milho.

Considerando as duas usinas combinadas (Lucas do Rio verde após a expansão e Sorriso), a FS Bioenergia terá capacidade de produção de 1.06 bilhão de litros de etanol, 680 mil toneladas de farelo de milho e 34 mil toneladas de óleo de milho por ano. A utilização da biomassa será proveniente de uma floresta de 30 mil hectares de eucaliptos plantados, a ser formada com a colaboração da FS Bioenergia, a nova fábrica terá uma capacidade prevista de cogeração de energia de 160 mil MWh por ano, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 70 mil habitantes.

A localização da segunda unidade da FS Bioenergia é estratégica e foi escolhida com base em estudos e estratégia de negócios. A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, reconhecida como a capital brasileira do agronegócio, é a maior produtora de soja e milho do Brasil e o 5º maior criador de peixes no Brasil. Está entre os 30 maiores exportadores do País e é a 5ª economia do Mato Grosso.

Enquete


Você é contra ou a favor da redução do valor dos salários de vereadores de Sorriso?
Parciais