Sorriso FM 99,1

08/10/2018 20:29
Lida 256 vezes.

Fernando Luiz - Depto Jornalismo com NA

Mercado financeiro animado com resultado das urnas derruba dólar e incrementa ganhos na Bolsa

O economista da FARSUL, Antônio da Luz, comentou os resultados das eleições em primeiro turno e seus efeitos em termos econômicos. Luz, que é um dos únicos economistas ligados ao agronegócio que participa do Boletim Focus, do Banco Central, destaca que houve uma reação positiva do mercado em função das eleições. O desempenho do candidato Jair Bolsonaro é vista como uma "nova direção" para a política brasileira - embora ainda não se saiba se este é o caminho que o mercado espera.

Na visão do economista, é preciso saber se Bolsonaro irá manter compromisso com as contas públicas e focar em um discurso liberal, o que está de acordo com seu partido de filiação, o PSL. O partido, por sua vez, é o segundo com mais cadeiras no Congresso Federal, o que indica uma condição favorável de governo para este.

Ainda há, em destaque, o aceno de alguns candidatos individuais do PSDB para Bolsonaro. Contudo, Luz salienta que é preciso que haja uma clareza no discurso do candidato, já que existem algumas incongruências. Quanto à Fernando Haddad, o economista não acredita que o candidato do PT consiga adotar um discurso de centro.

Quanto aos efeitos no câmbio, Luz lembra que já alertava anteriormente para a possibilidade de o dólar cair, o que está se confirmando. Diante desta situação, o ideal seria que o produtor buscasse medidas protetivas para não ficar à mercê das oscilações.

Veja também


Enquete
Que nota você dá para a Administração Municipal de Sorriso em 2018?
  • Parcial