Sorriso FM 99,1

05/09/2018 15:06
Lida 815 vezes.

Extra. Globo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária a ser aplicada nas contas de luz no mês de setembro é vermelha (patamar 2, nível mais elevado) — pelo quarto mês consecutivo. Significa que a cada 100 quilovatts-hora (kwh), o consumidor vai pagar R$ 5 a mais pelo serviço. Ou seja, se o consumo for de 200 kwh, haverá um gasto extra de R$ 10.

A agência alegou que a bandeira continua nesse patamar em razão da situação dos principais reservatórios do pais, que continuam em níveis baixos.

Em nota, a Aneel informou que não vê melhoria no chamado risco hidrológico no curto prazo, que resulta na contratação de energia de usinas térmicas por parte das concessionárias em função da falta de chuvas, o que acaba encarecendo a conta de luz para os consumidores. No dia 28 de setembro, o órgão vai anunciar a bandeira tarifária que valerá no mês de outubro.

O sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores os custos da geração de energia elétrica. Elas se dividem nas cores verde, amarela ou vermelha - o que indica se a energia custa mais ou menos por causa das condições de geração, como o nível de reservatórios, por exemplo.

Veja também


Enquete
Que nota você dá para a Administração Municipal de Sorriso em 2018?
  • Parcial