Sorriso FM 99,1

22/08/2018 17:00
Lida 1097 vezes.

Tâmara Figueiredo


O vereador e candidato a deputado estadual, Dirceu Zanatta, do MDB foi o entrevistado desta quarta-feira, no programa A Voz do Povo, com apresentação de Ivan Oliveira e Tâmara Figueiredo. A entrevista teve a duração de 30 minutos. Sendo dois minutos para sua apresentação e dizer por que decidiu concorrer a uma vaga para deputado estadual O candidato teve três minutos para responder cada uma das seis perguntas. E para sua consideração final teve três minutos.

Dirceu Zanatta se apresentou como vereador eleito pelo segundo mandato tendo atuado firmemente num trabalho transparente e participativo com a comunidade de Sorriso. Disse que se sente preparado para representar o município em Cuiabá. Afirmou que é importante que Sorriso tenha na AL força política. Propõe-se a ser candidato e trabalhar bastante pela região, pela economia de Mato Grosso. Disse que pretende ajudar a base do candidato Mauro Mendes para governador.

O primeiro tema a ser sorteado foi Carga Tributária e a pergunta foi os altos impostos, como viabilizar a queda e maior liberalismo comercial no estado.“O estado de Mato Grosso vem passando por diversas dificuldades em sua arrecadação chegamos ao fundo do poço, tudo passa pela SEFAZ. Temos a iminência do Estado de MT quebrado e começamos a quebrar também as indústrias e comércios. Na semana passada estivemos com o candidato Mauro Mendes e o dono do supermercado atacado Machado colocou a grande carga tributária que o MT tem. A gente sabe desse sofrimento para quem produz no campo, no comércio. Vamos fazer gestão, vamos trabalhar para diminuir, para dar os incentivos fiscais de forma correta para atrair novas empresas, novas indústrias para nosso estado. Hoje a bebida quente é praticamente inviável para Mato Grosso, muitos tirando nota de forma clandestina porque nossa carga tributária está muito alta”.

O segundo tema foi assistência social, cuja pergunta foi sobre as propostas e projetos para evitar que crianças e adolescentes sejam atraídos para as drogas e prostituição. “Temos que investir em nossas crianças, que são o futuro de nosso estado e de nossa nação. Comerciantes já tiveram momentos de colocar faixas pedindo para os assaltantes não voltarem ali porque já haviam sido assaltados naquela semana. E 90% eram menores cometendo esses delitos Estamos levando projetos de escolinhas de futebol, atividades fora de aula para que o aluno não fique ocioso. Tiramos a criança da das ruas e dar uma atividade. Se estuda de manhã . temos que evoluir dessa forma, tiramos a criança da rua e dando uma atividade para ele entrar para o mundo do bem, sem dar chance para o traficante arrebanhar nossas crianças. Indiquei o projeto Luz do Amanhã com atividades como horta, primeiros socorros e disciplina militar”

Outro tema respondido foi Obras, infraestrutura e moradia. Ele respondeu sobre a construção de mais praças, parques e outros espaços de lazer para a população nos municípios. “Vamos trabalhar fortemente em cima disso na AL. A prova viva é o nosso Parque Ecológico. Lá atrás fomos eu e o vice-prefeito para conversar com a promotora porque onde tínhamos o horto que estava embargado. Foi um sucesso, do horto fomos para as ruas e avenidas e os parques, a exemplo do Parque Ecológico. Estamos com o Parque ecológico estava precisando de um zelo maior. As entidades estão com eventos. Temos lugares para as famílias. Vamos fazer parcerias. Nosso candidato Mauro Mendes tem essa preocupação com o lado humano. Toda iniciativa privada é muito parceira. É para o bem de toda sociedade”.

O próximo tema sorteado foi segurança pública “O Centro de Ressocialização está superlotado e não há agentes prisionais suficientes “Esse problema não é só de Sorriso, é de todo Estado de Mato Grosso e do Brasil. Temos o problema também da alimentação, as empresas quer prestam esse serviço estão abandonando por falta de pagamento. Estamos no fundo do poço. É inadmissível a forma como vem sendo conduzida este estado. Quero estar na al ajudando nosso estado. Essa superlotação, digo que temos que construir mais, e para isso precisamos das parcerias privadas, que é o que vai dar certo. O governo não consegue fazer e está aí e vai continuar da mesma forma. Temos que privatizar com empresas sérias, que construam, que qualifiquem aqueles que querem trabalhar, porque isso reduz a pena do condenado”.

o candidato respondeu também sobre o tema Indústria, Comércio e Turismo O Aeroporto opera com a empresa Azul, o que fazer para que mais empresas se instalem aqui e diminua os custos do transporte aéreo de passageiros. “Esse é um desafio que a gente está empenhado e queremos levar isso para a AL. Hoje é uma realidade, com a ajuda de todos temos um aeroporto funcionando. Isso custa quase 300 mil por mês para funcionar. Queira ou não isso atrai pessoas, investidores, empresários. Isso é importante, é um valor que estamos gastando para manter mas tem dado resultado. Estamos trabalhando para atrair mais empresas. Já conseguimos mudar a aeronave, antes um ATR para 78 passageiros, agora um Jato para mais de 120 passageiros por dia entre ida e volta. O governo federal ajudou muito com tributos no combustível que foi reduzido. Conseguimos esses voos regulares. Agora é casa cheia todos os voos , temos que ter mais horários de voos e trazer mais empresas”.

No tema livre o candidato falou sobre o fato de um assessor de seu gabinete como vereador teria participado de um saqueamento em um caminhão de cerveja “Eu escutei isso na chegada à rádio, acompanhei a matéria da rádio. Ele é um servidor do meu gabinete, é um funcionário correto, não tem nenhum desvio de conduta desse funcionário. Não sabia, mas temos que ouvir os dois lados, tenho que ouvir da pessoa dele se essa carga foi liberada, se o seguro liberou, como você falou ele tem um a distribuidora. Para mim é novidade, gosto de fazer a o negócio certo. Vou esclarecer, vou ouvir a versão do meu funcionário e analisar. Se houve erro de conduta ele deve ser responsabilizado”.

Zanatta encerrou a entrevista dizendo que está andando bastante, quer ajudar o município de Sorriso , que tem uma arrecadação que ajuda muito o estado de MT, com os tributos da produção, tem um comercio forte, que gera muita riqueza e precisa ficar mendigando. Disse que quer mudar essa realidade. Temos que cobrar este espaço lá. Quero fazer um trabalho que já venho fazendo aqui em Sorriso. Queremos fazer parte desse cenário de mudança. Temos nosso candidato ao governo Mauro Mendes, que vai fazer a mudança. Dentro do Hospital Regional se chegar uma pessoa com uma fratura que não é exposta, como não é emergência ela vai para a eletiva e fica esperando até dez dias na fila. Esse governo que ai está não respeita os poderes, e o que diz a constituição. Queremos dar suporte ao nosso futuro governador Mauro Mendes. Queremos passar a limpo o Estado e o Brasil. Vamos levar a mudança e trabalhar firme, temos que desburocratizar o Estado, na SEMA, na SEFAZ.Peço o voto. Conto com a população para chegarmos na Assembleia”.

Veja também


Enquete
Tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade do plantio de grama em terrenos baldios.
  • Parcial