Agora: Bom Dia Sorriso

FBPDP abre hoje em Sorriso 16º Encontro Nacional

Fernando Luiz com assessoria em 01/08/2018 às 06:47. Lida 1112 vezes.

O 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha não poderia ser diferente. O primeiro palestrante a se apresentar é o agricultor Herbert Bartz, considerado o pai do Sistema Plantio Direto na América Latina. Nascido no Brasil e criado na Alemanha, em meio à Segunda Guerra Mundial, Herbert Bartz chegou a ser considerado “maluco” nos anos 1970 quando plantou a primeira safra de trigo no Sistema Plantio Direto.

Essa modalidade de plantio foi uma das saídas encontradas pelo agricultor de Rolândia, no Paraná, diante da erosão desenfreada, onde bastava uma chuva mais intensa para carregar as sementes e os fertilizantes, o que vinha causando prejuízos irreversíveis. Ainda no início dos anos 70, Herbert Bartz tentava inventar uma máquina que colocasse a semente no solo diretamente sobre a palhada do cultivo anterior, sem precisar lavrar a terra.

Até que em determinado momento o produtor resolveu ir até os Estados Unidos, onde visitou a propriedade do agricultor Harry Young Jr, que fazia o Plantio Direto há dez anos. Foi lá que o pioneiro brasileiro viu pela primeira vez uma plantadeira cortando os restos da cultura anterior e já colocando o adubo e a semente. E foi essa visita o divisor de águas para a agricultura no Brasil.

Conhecendo de perto esse sistema, Herbert Bartz começou aos poucos implantar o Plantio Direto no Brasil. Todo esse processo está descrito no livro “O Brasil possível: a biografia de Herbert Bartz”, escrito pelo jornalista Wilhan Santin. Dados da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação indicam que o Sistema Plantio Direto é utilizado em cerca de 35 milhões de hectares no Brasil, o que corresponde a quase 70% da área ocupada com lavouras de grãos.

E segundo, Herbert Bartz, foi esse sistema que permitiu recordes de produtividade na agricultura do País. O pai do Sistema Plantio Direto no Brasil é o primeiro a palestrar no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que será realizado entre os dias 01 e 03 de agosto, em Sorriso (MT).

Enquete


Você é contra ou a favor de eleições para diretores e coordenadores de escolas públicas municipais?
Parciais