27/06/2018 16:27

Quantidade de visualizações: 307

Fernando Luiz com assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Vera em parceria com o Rotary Club e Casa da Amizade realizarão nesta quinta-feira (28), na Praça 13 de maio, período da manhã, exames gratuitos de câncer de próstata (PSA) e preventivos, entre outros serviços de saúde, em uma ação conjunta com a Carreta da Unidade Móvel de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, que também estará no município neste dia.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica de Vera, Geovane Ruhoff, os exames de preventivo do colo do útero e de PSA estão sendo agendados pelos agentes comunitários de saúde do município, mas que ainda podem surgir vagas remanescentes no dia da ação.

Ressalta ainda, que terão profissionais de fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, enfermeiros e técnicos, que estarão disponíveis para atender a população verense. Na oportunidade, será verificada a pressão arterial, glicemia capilar, realização de testes rápidos de HIV, hepatites B e C, e sífilis.

Profissionais de Saúde dos PSFs 1 e 2 farão orientarão à comunidade sobre a prevenção da hanseníase. Haverá também distribuição de medicação para combate à verminose e hipoclorito para tratamento de alimentos e água para o consumo humano.

O objetivo dessa ação multiprofissional e intersetorial em conjunto com a carreta da unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos visa à prevenção de doenças como o câncer de próstata e câncer de colo de útero, e de proporcionar uma ação multiprofissional e preventiva nas diversas questões de saúde para a população verense.

“Nosso foco é a prevenção, com os atendimentos pelos nossos profissionais de saúde, junto com o do Hospital do Câncer de Barretos. Queremos unir forças com nossa equipe de saúde, fortalecendo as parcerias como a desse evento, para assim prevenir o desenvolvimento de doenças”, finalizou Ruhoff.