Sorriso FM 99,1

25/06/2018 06:09
Lida 305 vezes.

G1/MT

eve início em Mato Grosso o vazio sanitário da soja, período de 90 dias em que plantas vivas não podem ficar nas áreas de cultivo. A medida visa evitar a ferrugem asiática, que já causou grandes prejuízos no passado, e deve durar até o dia 15 de setembro.

Em Santa Carmem, a 493 km de Cuiabá, o produtor Ilson Redivo amargou prejuízos na safra de 2004/2005 com a ferrugem asiática, uma vez que não era habitual o uso de fungicidas para o controle na fazenda dele, que tem área total de 1.570 hectares.

No entanto, ele contou que o problema não se repetiu na fazenda após a intensificação dos cuidados. Além disso, o período de vazio sanitário, instituído em 2006, reforçou a necessidade de eliminar qualquer planta viva de soja na entressafra, o que diminui a presença do fungo causador da doença.

O vazio sanitário vai até o dia 15 de setembro. em caso de descumprimento, os produtores podem ser penalizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), segundo o engenheiro agrônomo da instituição, Luiz Fernando Fritsch.

"É feita uma multa pela situação de encontrar soja guaxa durante o período do vazio sanitário, que é de 30 UPF, acrescido a esse valor mais dois UPFs por hectare de soja guaxa encontrado", disse.

Em Mato Grosso, o valor atual da UPF é de R$ 132,08.

Durante a fiscalização do Indea, 60% das propriedades são visitadas. Em caso de descumprimento da determinação, além de ser multado, o produtor continua obrigado a eliminar as plantas

"É feita a notificação pro produtor fazer essa destruição.O prazo vai ser relativo ao tamanho da área que ele vai ter que destruir. Os técnicos é quem fazem um estudo e a melhor interpretação da situação para poder dar esse prazo", explicou o engenheiro do Indea.

De acordo com o Indea, mesmo sem lavoura, o proprietário tem que aplicar fungicidas. Apesar de haver o plantio do milho safrinha e o controle de folhas largas, a orientação é não descuidar.

Veja também


Enquete
Como você avalia o atendimento às ocorrências de reclamações de "Som Alto" em Sorriso?
  • Parcial