Sorriso FM 99,1

05/06/2018 08:13
Lida 438 vezes.

Assessoria

O governador Pedro Taques se reuniu nesta segunda-feira (04.06) com os membros do Fórum Agro de Mato Grosso para discutir melhorias para o setor produtivo. O encontro foi realizado no Palácio Paiaguás e contou com a presença dos secretários de Estado de Meio Ambiente, André Baby, de Fazenda, Rogério Gallo, de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, além do presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Demílson Moreira.

Na ocasião, foram discutidas as demandas do setor na área ambiental, tributário e fundiário. O Cadastro Ambiental Rural (Car) foi um dos assuntos em pauta no encontro. O cadastramento foi estendido até o dia 31 de dezembro de 2018. Segundo o secretário de Meio Ambiente André Baby, o Car é uma política pública gerida e manejada pelo Governo Federal e que expandir este período era um anseio dos produtores rurais.

“Consequentemente, a nossa atualização provisória de funcionamento também foi estendida até o dia 31 de dezembro de 2018. Isto também era um anseio do Fórum Agro”, disse ele.

O secretário reconheceu que o Estado passa por um momento bastante oportuno, no qual o Cadastramento Rural está funcionando muito bem. “O nosso programa de regularização fundiária está regularizando propriedades de 4 e 5 anos, em Mato Grosso”.

Baby ainda alertou os produtores rurais para o cadastramento. “É preciso que os produtores fiquem atentos, porque temos mais de seis mil propriedades com análise do cadastro ambiental e com pendências, que podem ser sanadas imediatamente, para darmos vazão ao cadastramento. Também estamos com uma força-tarefa, legalmente pautada, para que possamos regularizar as propriedades que estão embargadas”, lembrou o secretário.

“É uma determinação do governador para que possamos chamar os produtores, que por ventura de algum passivo ambiental, possam ser enquadrados em um processo de regularização, e assim abrir a porta da legalidade, para que ele possam voltar a produzir com tranquilidade”, disse Baby.

O presidente de Forúm Agro de Mato Grosso, Normando Corral, reconheceu que a reunião foi produtiva e que o Governo do Estado está trabalhando para melhorar o setor. “Agradeço o governador por ter nos atendido, e não só as nossas solicitações, mas os problemas que nos agrava e atrapalha o desenvolvimento de Mato Grosso. O Estado tem resolvido e saímos satisfeitos desta reunião. Terão mais reuniões, sem dúvidas”.

“O Fórum Agro nos trouxe demandas que passamos para os secretários e agora estamos resolvendo quase 80% delas. Notadamente, questões burocráticas. Aqui não se gastou nem um real para se resolver essas demandas”, disse o governador Pedro Taques.

Veja também


Enquete
Que nota você dá para a Administração Municipal de Sorriso em 2018?
  • Parcial