30/05/2018 08:45

Quantidade de visualizações: 306

Assessoria

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na tarde de ontem (29) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 15 de junho. A decisão foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 1° de junho.

Os grupos prioritários são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, conforme protocolo do Ministério, também devem se vacinar contra a gripe.

Em Sorriso, os dados da Vigilância Epidemiológica apontam que 79,61% dos grupos prioritários já foram imunizados. O grupo com menor procura é o das gestantes, com 60,38%, seguido do grupo das crianças com 64,01% e das puérperas 74,63%. Os pais devem ficar atentos para as crianças que tomaram pela primeira vez a vacina, pois devem voltar para tomar a segunda dose.