Sorriso FM 99,1

12/05/2018 06:27
Lida 672 vezes.

Assessoria

O desenvolvimento educacional é um fenômeno que depende de investimentos, implementação de ações, motivação, estimulação constante e aprimoramentos da realidade na busca por melhorias na qualidade do ensino. Pensando nessa proposta, a Prefeitura Municipal, por meio Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), implantou no município o Centro Municipal de Formação (Cemfor), que será inaugurado na próxima terça-feira (15), às 8 horas, no espaço anexo à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Praça da Juventude.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, pontua que o objetivo do Centro é disponibilizar formação continuada durante todo o ano letivo. “Centramos na formação continuada aos profissionais da educação, com um cronograma de trabalho que atenda às necessidades formativas da rede municipal nos níveis e áreas de atuação do professor”, salienta.

Lúcia explica que o trabalho é pautado no retorno do acompanhamento técnico pedagógico realizado nas escolas e CEMEIS pela equipe técnica do Departamento Pedagógico da Semec e também nos dados das avaliações diagnósticas internas, realizadas pela pasta e avaliações externas - ANA, Prova Brasil, Hábile, IDEB, entre outras avaliações.

Com atendimentos iniciados em abril, cerca de 600 professores participam das formações quinzenais voltadas para pedagogos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.

O Cemfor atende de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h. E às quintas-feiras, no horário das 17h às 20h, de acordo com cronograma específico de datas, os professores alfabetizadores também têm oportunidade de participar das formações do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com os seguintes temas: alfabetização matemática, ciências da natureza, ciências humanas e integrando saberes. Atuam no Centro um coordenador e quatro professores formadores.

Confira as formações ofertadas:

Ensino fundamental I

• Sala de aula: do diagnóstico à intervenção pedagógica.

• Competências e habilidades com foco na leitura e escrita.

• Jogos e a resolução de problemas no ensino da matemática.

• Práticas do ensino de Ciências Naturais e Alfabetização Científica.

• A arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Educação Infantil

• Profissão e formação docente: introduzindo algumas reflexões.

• Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender.

• Ser criança na Educação Infantil: infância e linguagem.

Educação Física

• Jogos cooperativos.

Veja também


Enquete
Em sua opinião, qual o principal desafio dos educadores?
  • Parcial