Sorriso FM 99,1

06/04/2018 15:27
Lida 1130 vezes.

Tâmara Figueiredo


Época de chuvas, intercalado com períodos de sol é época propicia para o aparecimento de animais como escorpiões, aranhas e cobras.

A Vigilância Ambiental alerta para o perigo quando do aparecimento de aranhas, escorpiões e serpentes que são considerados animais sinantrópricos, ou seja, que se adaptam às condições criadas pelas atividades humanas, vivendo junto aos povoamentos urbanos, independente da vontade do homem. O problema é que algumas espécies são peçonhentas (possuem veneno).

Esses animais têm hábitos noturnos e geralmente durante o dia ficam em esconderijos escuros e úmidos, em locais onde há aglomerado de entulhos, mato alto, madeiras, telhas, tijolos e pedras, troncos de árvores, atrás de móveis, frestas de paredes e até dentro de calçados ou roupas. E saem desses esconderijos a procura de alimentos.

A coordenadora da Vigilância Ambiental de Sorriso, Adriana Ortiz relata sobre as medidas preventivas para evitar acidentes “Temos o escorpião amarelo, que é menor e mais encontrado em nosso município, ele é perigoso porque é venenoso pode causar dor leve a moderada e até grave dependendo do animal. A gente sempre orienta a procurar atendimento médico ao ser picado. O escorpião vinagre, também tem em nosso município, mas ele não é perigoso ele causa uma ardência ou alergia se houver o contato com ele”.

Quanto às aranhas as mais perigosas segundo Ortiz são a marrom ou a negra. Mas a maioria de ocorrências com as pessoas é com a caranguejeira, que vai causar alergia, porque ela solta os pelinhos quando entra em contato, como forma de defesa, isso causa irritabilidade, mas não é grave.

Os cuidados necessários quanto a evitar o aparecimento desses animais “Evitar o contato com o animal, a limpeza do quintal ao redor das casas, evitar entulhos, manter a grama aparada e evitar móveis muito encostados nas paredes., manter os ambientes sempre limpos”.

Veja também


Enquete
Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito (a) de Sorriso?
  • Parcial