27/01/2018 11:33

Quantidade de visualizações: 873

Heverton Luiz

Foi realizada na manhã deste sábado (27) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorriso uma reunião para apresentação do projeto de construção de uma unidade de prevenção do câncer de Mato Grosso em Sinop.

A médica oncologista pediatra Ana Leticia Yanai, que faz parte da comissão da unidade, falou em entrevista à Rádio Sorriso da importância dessa implantação, principalmente com relação a prevenção. “O câncer não se combate apenas com tratamento, mas, quanto mais cedo você diagnostica a doença, você consegue tratar essas pessoas com índice de cura muito maior, o tripé do tratamento pra câncer é: prevenção, diagnóstico e tratamento, então nós precisamos diagnosticar precocemente para que nós tenhamos uma maior chance de cura”.

Segundo a doutora, essa unidade está sendo construída apenas com recursos e participação da sociedade. “Precisamos arrecadar esses recursos, para que possamos iniciar a construção, assim que iniciarmos, deve ser construída em aproximadamente dois anos, teremos também unidades móveis, que levam exames de mamografia, para Nicolau até a porta da casa das mulheres, então essas unidades móveis poderão estar funcionando antes do previsto, atendendo todas as cidades aqui no Mato Grosso, são 42 municípios para esta área de abrangência”.

A unidade fixa será implantada na cidade de Sinop, uma área foi doada próximo ao aeroporto para a construção.

A vice presidente do Rotary Clube Ouro Verde Suzana Pagnan Vieira, falou da importância do projeto. “Seremos um elo de ligação entre a sociedade e os organizadores da unidade, o projeto vem pra somar, é uma prevenção, é um hospital que a pessoa mais carente poderá usufruir, para nós rotarianos, isso é muito importante, e vamos apoiar essa causa”.

Participaram da reunião autoridades do município, entidades e pessoas convidadas da sociedade organizada.