23/01/2018 10:38

Quantidade de visualizações: 651

Heverton Luiz

Foto ilustrativa

A Unidade de Coleta e Transfusão-Banco de sangue de Sorriso em parceria com o Rotary realizarão no início de fevereiro uma campanha para coleta de sangue.

Em entrevista à Rádio Sorriso, Adriane Spézia, coordenadora do órgão, destacou que no final de 2017 e no início de 2018, teve uma demanda muito grande de pessoas necessitando de sangue. “Nessa época não temos uma grande quantidade, nós ficamos com o estoque muito baixo, agora na segunda quinzena de janeiro é que começaram a melhorar as doações, mas ainda continuamos precisando”.

No início de fevereiro terá a tradicional campanha de doação de sague pré-carnaval. “Como carnaval é uma época de muitas festividades e aumenta a demanda de sangue, normalmente fazemos uma campanha, esse ano teremos uma campanha nos dias 1, 2 e 3 fevereiro em parceria com o Rotary”, disse a coordenadora.

Adriane disse que para dor sangue, as pessoas devem seguir algumas orientações. “Precisa estar bem de saúde, idade entre 18 e 69 anos, peso acima de 50 quilos e não esquecer de trazer junto um documento com foto, menores de idade com 16 e 17 anos, podem doar sangue também, mas, acompanhados com os país”.

O doador não por doar sangue em jejum. “É importante que ela ingira alimentos pobres em gorduras, alimentos saldáveis são muito importantes”.

A UCT funciona anexo ao Hospital Regional de Sorriso, na avenida Porto Alegre – 3125 - das 7h às 11:30 e das 13h às 17:30 de segunda a sexta.