16/01/2018 12:51

Quantidade de visualizações: 1060

Heverton Luiz

A secretaria de saúde de Sorriso, através do setor de epidemiologia divulgou algumas mudanças com relação a vacinas. Mudanças anunciadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da saúde.

A enfermeira Kátia Dal Prá, disse em entrevista que a partir do dia 01 de janeiro já está disponível a vacina contra varicela para todas as crianças menores de 6 anos. “Na rotina já se fazia para 1 ano e 3 meses e agora as crianças irão ter direito a mais uma dose, todas as crianças menores de 6 anos, é importante que retornem a unidade de saúde com o cartão de vacina para que as equipes façam uma avaliação se irá precisar de mais uma dose ou não”.

Outra alteração é com relação a Meningocócica C, que ano passado passou a ser disponibilizada para os adolescentes de 12 e 13 anos de idade. “Nesse ano ela passa a ser disponibilizada também para meninos e meninas de 11 anos até 14 anos 11 meses e 29 dias”, disse Kátia.

O objetivo dessa mudança é diminuir a quantidade de casos e vírus circulantes para tentar diminuir a incidência dessas doenças.

Com relação a febre Amarela, segundo a enfermeira, Mato Grosso sempre foi região endêmica e um estado prioritário para vacinação. “Até o momento não temos casos registrados de Febre Amarela no estado, então, continuamos a vacinação normal, desde o ano passado ela passou a ser dose única, todas as pessoas tem que ter uma dose da vacina, independente de quantos anos recebeu essa dose, porém, é fundamental que tenha o comprovante de recebimento da dose”.

Todas as vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde, é importante que as pessoas que perderam ou não possuem o cartão de vacinação se dirijam a uma unidade.