09/01/2018 12:07

Quantidade de visualizações: 763

Heverton Luiz

Na manhã desta terça-feira o Médico Oftalmologista Rafael Braga, que presta serviços para secretaria de saúde do município de Sorriso, participou de uma entrevista coletiva, relatando os cuidados e sintomas com relação a conjuntivite.

Segundo o doutor, a conjuntivite infecciosa aguda, que é uma conjuntivite geralmente epidêmica, deixa muitos sintomas irritativos nos olhos. “Os principais sinais são: a pessoa aparece com olho vermelho, pode acometer um ou os dois olhos, com os sintomas irritativos, sensação de ardência, de areia nos olhos e a secreção que é mais frequente pela manhã”.

Rafael disse que normalmente a conjuntivite tem a duração em torno de 7 dias. “Não necessita de um tratamento especifico, normalmente o tratamento é direcionado aos sintomas, para alivio, claro que pode complicar, pode evoluir e isso acaba podendo dar sintomas mais agudos e até afetar a visão, mas, normalmente é um quadro autolimitado”.

Nos últimos dias, segundo a secretaria de saúde, mais de 70 casos foram diagnosticados em Sorriso. “A principal medida para conter esses casos, são as medidas preventivas, podendo evitar o contagio para outras pessoas. A pessoas que está com conjuntivite deve evitar lugares onde haja aglomeração de pessoas, objetos pessoais precisam ser de uso somente da pessoa e a medida mais importante é lavar bem as mãos”, disse o médico.

A entrevista completa com o Médico Oftalmologista Rafael Braga você confere nesta quarta-feira (10) as 10 horas da manhã no programa “A voz do povo” na Rádio Sorriso FM 99,1 e AM 700.