Sorriso FM 99,1

03/01/2018 11:22
Lida 847 vezes.

Heverton Luiz

Escorpiões são os animais peçonhentos responsáveis pelo maior número de casos de intoxicação humana no Brasil. No último final de semana duas pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento em Sorriso após serem picadas por esses animais.

A reportagem da Rádio Sorriso conversou com a coordenadora de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde, Adriana Ortiz Guimarães, que orientou as pessoas que forem picadas por escorpião devem procurar imediatamente a UPA, onde possui o soro antiescorpiônico.

Segundo Adriana, é importante também ter cuidados com os locais propícios para proliferação dos aracnídeos. “O escorpião gosta de local húmido, frio, frestas de parede, buracos, atrás de armários na parede, dentro de calçados e roupas, devemos manter o quintal bem limpo, ter um cuidado maior com lixo, manter sempre a limpeza do quintal”.

Sorriso possui principalmente duas espécies de escorpiões. “Aqui temos o amarelo pequeno que é bem venenoso e também o escorpião vinagre que é um pouco maior e mais escuro, ele não pica a pessoa, ele solta um veneno com cheiro de vinagre, esse não tem problema de contaminação maior, ele só dá uma pequena alergia, mas as duas espécies é bom procurar a unidade de saúde”, disse a coordenadora.

Veja também


Enquete
Em sua opinião, qual o principal desafio dos educadores?
  • Parcial