05/12/2017 08:57

Quantidade de visualizações: 256

TALENTO DA CASA

Assesoria


Sorriso será palco da 1ª Mostra de Cena da MT Escola de Teatro - Polo Sorriso. No próximo dia 9, a partir das 19h30, serão apresentadas duas peças que seguirão a temática “Eu, migrante – Sorriso terra acolhedora”. O espetáculo será no auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, e a entrada é gratuita.


Organizado pela MT Escola de Teatro, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Sorriso e do Governo de Mato Grosso. “Este é o resultado do primeiro curso de formação oferecido para a região. Ao todo, mais de 50 aprendizes de três municípios participaram das aulas”, explica a diretora do Departamento de Cultura de Sorriso, Luana Castro.

Luana ressalta ainda que o espetáculo foi montado a partir da troca de experiência entre professores e alunos. “Professores renomados de várias partes do Brasil compartilharam sua experiência e conhecimento, colaborando para a construção de um espetáculo especial, que abordará a saga dos pioneiros de Mato Grosso, com a chegada dos Sulistas e Nordestinos”.

“A vinda da MT Escola de Teatro está sendo uma experiência muito rica pra todos. Aprendemos muito. Há uma energia intensa e bela, que move os corações dos aprendizes. O “Eu, migrante” é o resultado de pesquisas sobre as histórias de vidas de uma gente corajosa, que deixou sua terra e veio pra cá, em busca de seus sonhos e que hoje se faz realidade”, explica o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

A MT Escola de Teatro de Sorriso foi o primeiro pólo da instituição no interior do Estado. “A Escola é o primeiro centro de formação continuada do Estado, tendo começado suas atividades em agosto de 2016, em Cuiabá, e agosto de 2017 em Sorriso, a partir da experiência exitosa da SP Escola de Teatro, em São Paulo. Este trabalho vem conquistando amplo reconhecimento pela capacidade de impactar socialmente as comunidades atingidas através da geração de trabalho, renda, diminuição da criminalidade e aumento da auto-estima de setores menos favorecidos da sociedade”, observa o secretário de estado de Cultura, Leandro Carvalho.

Por meio do projeto são ofertados cursos de extensão profissionalizante em artes cênicas para os moradores da região do médio norte de Mato Grosso nas áreas de atuação, direção, sonoplastia, iluminação e cenografia, fomentando o trabalho do teatro já existente por meio da capacitação profissional. A MT Escola de Teatro - Polo Sorriso é uma realização do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Cultura de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Educação e Cultura de Sorriso.

“O Brasil só poderá ser uma grande nação quando todos os brasileiros se tornarem cidadãos. E nenhuma cidadania é plena sem a arte. Por isso a iniciativa do Polo Regional da MT ESCOLA DE TEATRO em Sorriso deve ser celebrada como uma ação fundamental para o desenvolvimento da região. E isto não seria possível sem o espírito empreendedor do Governo do Estado e o suporte fundamental da Prefeitura de Sorriso”, frisa o diretor pedagógico da MT Escola de Teatro, Rodolfo Vasquez.