03/11/2017 14:28

Quantidade de visualizações: 170

Tâmara Figueiredo



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda para o acesso à Educação Superior através do Sisu, Prouni, Pronatec, e Financiamento Estudantil – Fies, além de autoavaliação. As provas objetivas trazem 45 questões cada, nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias além da Redação, que deverá ser um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural).

As novidades neste ano de 2017 é que as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, sendo a redação no primeiro dia. Não há mais a certificação do 2º grau e os treineiros também não estão autorizados.

No dia 05/11 serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias e no dia 12/11 as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. No dia 16 será a divulgação do Gabarito das Provas.

Em Mato Grosso os portões serão abertos as 11 horas e fechados ao meio dia (13 horas no horário de Brasília). Em Sorriso foram inscritos 3900 estudantes.

No edital constam todas as informações que você precisa saber sobre as provas e resultados. Acesse o link https://enem.inep.gov.br.

O que levar

No dia do exame é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Carteira de estudante não é considerada documento oficial. Se o candidato perdeu o documento ou teve o documento roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Outro item obrigatório é caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.