01/11/2017 16:08

Quantidade de visualizações: 199

Assessoria

Os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes em conjunto com os demais agentes do Programa A União Faz a Vida, em 2017, serão apresentados hoje nas duas Mostras que acontecem em Sorriso. Os eventos serão realizadas nas Escolas Municipais Rui Barbosa e Valter Leite Pereira, das 16 às 19 horas e serão abertos a comunidade.

O Programa tem na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania. É uma metodologia que estimula as crianças a desenvolverem os valores da cooperação, a conviver com os colegas, valorizar o relacionamento, acreditar nas pessoas e ter respeito e consideração pelo próximo. Na opinião do presidente da Sicredi Celeiro do MT, Laércio Pedro Lenz, este programa busca através da observação das crianças criar uma sociedade e um mundo melhor. “O Programa A União Faz a Vida quer principalmente preparar as crianças para que futuramente tenhamos cidadãos comprometidos com nossa comunidade”, destaca Lenz.

Na Escola Municipal Rui Barbosa estarão em destaque 11 projetos desenvolvidos pelos alunos com o apoio e coordenação dos professores. Já na Escola Municipal Valter Leite Pereira, 16 projetos serão apresentados no evento de hoje.

SOBRE O PROGRAMA

Gestores

As Entidades integrantes do Sicredi são as idealizadoras do Programa A União Faz a Vida. Têm na sua essência o cooperativismo e investem nas futuras gerações por acreditar que, dessa forma, contribuem para uma sociedade mais cooperativa e empreendedora. O Sicredi acompanha e age de forma estratégica, planeja e articula em prol do Programa, busca os Parceiros e os Apoiadores necessários para seu desenvolvimento. Na área de atuação da Sicredi Celeiro do MT, o Programa é desenvolvido nos municípios de Sorriso, desde 2014 e Feliz Natal, desde 2009.

Parceiros

Os Parceiros são os responsáveis formais pelos ambientes educacionais onde o Programa se desenvolve. Têm papel de implementar as práticas educativas para a construção e a vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania com as crianças e os adolescentes. Parceiros: Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.

Apoiadores

A necessária adesão de Apoiadores ao Programa tem por finalidade envolver representantes da comunidade na busca de melhores condições para o desenvolvimento do Programa e de seus projetos. São os atores sociais da comunidade de aprendizagem. Os Apoiadores: pessoas físicas e jurídicas da comunidade que apoiem o objetivo e os princípios do Programa. Exemplos: cooperativas, empresas, pais, familiares, entre outros.

Assessoria Pedagógica

Contratadas pelo Gestor, as Assessorias Pedagógicas têm o papel de promover a formação continuada dos educadores para colocar em prática as atividades e os

repertórios de cooperação e cidadania com educadores, que, por sua vez, conduzirão o processo de formação das crianças e dos adolescentes. As Assessorias Pedagógicas: profissionais de instituições de ensino superior, institutos, centros de pesquisa, entre outros, que atendam aos requisitos técnicos exigidos para promover a formação dos educadores.

Públicos

Crianças e Adolescentes:

O Programa tem como foco principal as crianças e os adolescentes. Todas as práticas têm como foco a possibilidade de desenvolvimento da cooperação e da cidadania com esse público.

Educadores: Consideram-se educadores todos os profissionais envolvidos no processo educativo.

Josemara Bergmann

Assessora de Comunicação e Marketi