30/10/2017 14:59

Quantidade de visualizações: 390

Decom


Com objetivo de fazer o diagnóstico precoce e oferecer o tratamento adequado. Esse foi o foco dos exames preventivos realizados pelo Hospital do Câncer de Mato Grosso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento no último domingo em Sorriso. Dos 400 usuários que foram agendados e confirmados, 347 compareceram para realizar os procedimentos com especialistas de cinco áreas; mama colo de útero, próstata, pele e boca.

Os atendimentos foram realizados no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) e começaram às 7 horas da manhã. O operador de máquinas pesadas, Sebastião dos Santos, chegou às 7h30 da manhã e aprovou o mutirão, “muito bom mesmo esse mutirão, fui muito bem atendido, a saúde em Sorriso está melhorando muito e tá avançando”, ressaltou ele.

Dos 400 procedimentos agendados, através da triagem, cerca de 18% não compareceram para os exames, mesmo com essas faltas, o secretário de saúde e saneamento Devanil Barbosa avalia de forma de forma positiva o mutirão.

“Nós tivemos 347 atendimentos, podemos perceber que uma fração das pessoas que havia confirmado que viria para o procedimento não compareceu, mas os que vieram foram atendidos e parte deles foram encaminhados para exames específicos na capital. E a parte mais positiva foi essa parceria na qual mantemos essa porta aberta junto ao Hospital do Câncer de Mato Grosso, que nos dará suporte a futuras necessidades na área de tratamento oncológico”, sinalizou o secretário.

O prefeito Ari Lafin esteve no AME, conversando com os usuários que aguardavam os procedimentos, “eu fiz questão de estar aqui, pois esse trabalho de prevenção e essa parceria com o hospital do câncer é extremamente importante. Sabemos que o câncer é uma doença silenciosa, mas que se descoberta no inicio tem cura sim, por isso é importante esses exames preventivos e nós temos toda estrutura através da secretaria de saúde para identificar a suspeita da doença e encaminhar para o HCan que é nosso parceiro nessa luta.”, ressaltou ele.

A ação teve apoio da ONG Cirin Sorrindo, e contou com a presença do vereador Bruno Delgado, representando o legislativo municipal.