14/09/2017 15:57

Quantidade de visualizações: 459

Tâmara Figueiredo


O CTG Recordando os Pagos, como entidade representante do tradicionalismo em nosso município, vem através deste convida-lo a participar das comemorações da Semana Farroupilha em nossa comunidade.

A Semana Farroupilha relembra a epopéia do povo gaúcho em defesa de seus direitos frente ao Império Brasileiro, com a deflagração da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, a qual se inicia em 20 de Setembro de 1835, com a invasão de Porto Alegre pelas tropas farrapas, perdurando até 28 de Fevereiro de 1845, com a assinatura do tratado de Paz de Ponche Verde.

Assim, não somente no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil os gaúchos e seus descendentes relembram este decênio heróico na semana aludida. Em nossa cidade, a maioria sulista da população também não poderia deixar de celebrar este acontecimento tão significativo para o povo do sul.

Segundo o Patrão do CTG Recordando os Pagos de Sorriso, Darci Sganderla, esse movimento é relembrado e vivido com muita ênfase em Sorriso devido o povo sulista que para cá veio, como pioneiros desbravaram esta região e promoveram o processo de colonização.

A Programação segue da seguinte forma:

Nesta quinta-feira, 14/09 - Abertura Oficial da Semana Farroupilha, as 19h30, no CTG Recordando os Pagos, com o hasteamento de bandeiras e o acendimento da chama crioula. Também haverá apresentações artísticas no palco C, da Tertúlia Livre como canto, música, dança, poesia e trova. Logo após será servido um jantar pela invernada esportiva.

Na sexta-feira, 15/09 – a partir das 19 horas haverá apresentações artísticas, incluindo apresentação de dança da Escolinha de Dança do CTG, e após será servido um jantar pela invernada campeira e logo depois Tertúlia Livre.

No sábado, 16/09 a partir das 08 horas da manhã será realizado o Desfile com cavalos, saindo do CTG seguindo pela Avenida Curitiba em direção ao centro da cidade. A noite será servido o jantar pela invernada Artística e logo após a Tertúlia Livre.

No Domingo, dia 17/09 será realizado um culto as 08 horas da manhã, e após será servido um churrasco gaúcho com costelão, pela patronagem e conselho de vaqueanos.

E na quarta-feira, dia 20/09, o ápice das comemorações da Revolução Farroupilha, data em que se comemora o dia do gaúcho, será realizada a Sessão Solene da Câmara Municipal no CTG Recordando os Pagos, e após a Tertúlia Livre e o Encerramento da Semana Farroupilha.