12/09/2017 08:13

Quantidade de visualizações: 1161

SAÚDE PÚBLICA

Ivan Oliveira/Redação

Imagem recebida pela Rádio Sorriso


Segundo ouvinte da Rádio Sorriso, essas imagens foram registradas no PSF 2 do município de Ipiranga do Norte. Nas fotos, uma zeladora (ava e esteriliza materiais usados em procedimentos de modo rudimentar. Com alcool, um balde e um cabo de vassoura. Veja que nem luvas ela usa. A denuncia aponta ainda que por negligência da administração, que não estaria fornecendo os materiais necessários.

Prefeito foi contactado e disse que esta em viagem a Cuiabá. Ele disse ainda que não estava sabendo do caso mas que vai retornar a ligação e explicar o ocorrido.

Confira a Nota enviada pela Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, assinada pelo secretário de Coordenação Geral:


NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, vem por meio deste informar que os fatos noticiados na manhã desta terça-feira, 12/09/2017, não refletem a realidade do PSF2. A Unidade de Saúde é nova, moderna e muito bem aparelhada, como pode ser observado em fotos tiradas hoje, anexas à presente nota.

Cabe ressaltar que, em momento algum, esta administração foi negligente com esta ou qualquer outra unidade de saúde deste município, fazendo-se caluniosa a acusação "que não estaria fornecendo os materiais necessários", sendo que todos os itens de higienização e os EPI's necessários à plena realização das tarefas cotidianas estão disponíveis na Unidade.

Quanto as imagens registradas no PSF2, referente a atuação de uma zeladora, trata-se de um fato isolado, onde a mesma, por opção própria, descumpriu as normas pertinentes à Saúde e Segurança do Trabalho e que fatidicamente, a profissional que observava o episódio, optou por registrar e sensacionalizar ao invés de fazer o devido ajuste ao procedimento.

Em apuração, a zeladora alegou não estar lavando a única peça exposta na foto e sim colocando "de molho" para lavagem do dia seguinte.

Mesmo assim, a mesma foi penalizada com advertência escrita e em caso de reincidência, será instaurado processo administrativo para apuração e as respectivas sanções.

Marcelo J. Bresolin

Secretário de Coordenação Geral

Portaria 330/2015


Ipiranga do Norte: denuncia aponta que PSF não conta com higienização adequadaIpiranga do Norte: denuncia aponta que PSF não conta com higienização adequada