12/08/2017 08:24

Quantidade de visualizações: 415

Cenario MT

O produtor rural de Colíder, Aparecido Aranha, tem tido bastante prejuízo com ataque de onças ao gado de sua propriedade. Nos últimos meses, segundo ele, pelo menos 26 bezerros e novilhas foram mortos e devorados pelas onças. Considerando o preço do gado, o prejuízo já ultrapassa R$26 mil.

Na propriedade vizinha, carneiros também tem sido atacados. De acordo com a família, as onças já foram avistadas várias vezes. “Já vimos onça pinta, a parda e a preta também. Algumas vezes elas chegam perto da sede”, disse o jovem Willian Aranha.

A pastagem da propriedade rural, fica próxima a uma região de mata fechada, que é o habitat das onças.

A onça é um animal em extinção e protegida por lei, não podendo ser abatida. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve ser comunicado dos ataques. O órgão, em casos assim, realiza uma avaliação técnica que pode resultar na realocação do animal e outras medidas para evitar o abate.

É proibido matar animais silvestres no Brasil, desde 1967. Quando se trata de espécies ameaçadas, o problema é mais grave ainda para o transgressor.