31/07/2017 14:58

Quantidade de visualizações: 503

Portal Brasil


Candidatos que fizeram inscrição na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2017 já podem conferir a lista de pré-selecionados.

Neste semestre, o Fies oferece 75 mil novas vagas àqueles que procuram um financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. Foram registradas 224,2 mil inscrições.

Quem estiver na relação deve concluir a inscrição na página do SisFies entre 1º e 7 de agosto. Depois disso, é necessário validar informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

O selecionado também deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações.

Candidatos que não foram selecionados já foram automaticamente incluídos na lista de espera. A convocação dos alunos que manifestarem interesse em participar da lista de espera ocorrerá de 1º de agosto a 3 de setembro. O período de inscrições para as vagas remanescentes começa em 11 de setembro.

Financiamento a juros zero

Com a oferta desta edição do programa, o Fies atingiu 300 mil vagas abertas desde maio de 2016. A partir de 2018, o Novo Fies será dividido em três modalidades e vai garantir, ao todo, 310 mil vagas. Desse total, serão 100 mil a juros zero, voltadas para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Os recursos serão alocados da União, de fundos constitucionais regionais e de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Uma medida provisória foi enviada ao Congresso Nacional para garantir a alteração no modelo do Fies. O texto preza, principalmente, por evitar a descontinuidade do programa e riscos fiscais e operacionais, bem como garantir as medidas preparatórias para adesão dos bancos, constituir um novo fundo garantidor e criar novos sistemas de tecnologia da informação para a seleção e o financiamento.

Acesse a página do Fies Seleção para consultar a relação dos candidatos pré-selecionados.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC e da Agência Brasil