01/07/2017 17:41

Quantidade de visualizações: 435

mtuol

Os integrantes tiveram aulas de ofidismo, arborismo, primeiros socorros e pista de obstáculos. Esta etapa é última a ser concluída pelos “Bombeiros do Futuro”, que terão a solenidade de formatura oficial na próxima sexta-feira (07) as 19h no Centro de Eventos da cidade de Sorriso.

A cidade de Sorriso é a “mãe” do projeto, que teve sua primeira turma no ano de 2006, no comando na época, do então Capitão Dércio Santos da Silva. Mais de 1200 crianças e adolescentes passaram pela formação no município.

Noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, educação ambiental, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, estão entre os temas trabalhados na formação.

O comandante da 10ª CIBM, capitão Weber Dionísio Batista Júnior, pontuou que o programa é uma forma de a sociedade conhecer o funcionamento da unidade. “As crianças têm a oportunidade de conhecer o Corpo de Bombeiros. E ao repassar o conteúdo temos uma oportunidade de manter essas crianças no bom caminho”, salientou.

O projeto tem como objetivo proporcionar as crianças e adolescentes ações de prevenção, visando o desenvolvimento físico, organização psicossocial e potencialidades humanas.

Os Bombeiros visam orientar as crianças e adolescentes nos serviços de prevenção, extinção de incêndios, controle de pânico, busca e salvamento, além da proteção do meio ambiente e socorros de urgência.

O Bombeiros do Futuro tem ainda a finalidade de promover atividades cívicas para o exercício da ordem e civilidade; motivar a criança e o adolescente a frequentar a sala de aula e potencializar o senso de responsabilidade para com a família, escola e comunidade.

Nova turma será aberta ainda este ano com a Coordenação do Sargento Thalmir Ferreira Rodrigues, ele falou da importância deste projeto e da sua atuação agora como Coordenador da nova turma – “ Espero conseguir desenvolver um bom trabalho visando a excelência na formação de nossos futuros cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres”, e ainda deixa uma mensagem para todos – “nossa vida é feita de escolhas, escolhendo plantar o bem, colheremos sempre o bem"

As inscrições para a nova turma ainda não foram disponibilizadas e também não foi definido quantos novos participantes terão a oportunidade de ser mais um “Bombeiro do Futuro”.