14/06/2017 10:20

Quantidade de visualizações: 242

Eduardo Turella com Assessoria

Meninos na faixa etária de 11 a 14 anos já podem ser vacinados contra o HPV gratuitamente através Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina já está disponível nas unidades de saúde em Sorriso. A imunização contra o HPV que antes era indicada só para meninas de 9 a 13 anos, passa a ser disponibilizada também para meninos.

A decisão é do Ministério da Saúde e foi anunciada através de uma Nota Informativa 154/ 2017 às secretarias municipais. A alteração passa a valer a partir de junho de 2017 e fará parte dos próximos Calendários Nacional de Vacinação. Os meninos que iniciaram a primeira dose da vacina contra HPV aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses.

“É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância e deve ser continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população, por isso os pais precisam ter essa consciência trabalhar esse assunto com os filhos, além do mais a vacina é gratuita e disponível nas unidades de saúde. Vale lembrar que imunizar é prevenir.” Reforçou o Secretário de Saúde e Saneamento Devanil Barbosa.

Segundo o Ministério, vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV, por isso é conhecida como quadrivalente. Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres e nos homens protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV por câncer no país.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

Vacina contra Meningite

O Ministério da Saúde também passou a disponibilizar desde janeiro de 2017 a vacina meningocócica C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Procure sua unidade de saúde e leve o cartão de vacinação.