03/06/2017 12:32

Quantidade de visualizações: 922

Tâmara Figueiredo

Neste ano Escola Estadual Mario Spinelli comemorou bodas de Coral – são 35 anos de existência. Uma história que começou antes mesmo de Sorriso se tornar município. O professor Paulo Nestor Nogueira da Silveira, diretor da instituição fala um pouco desta história e a programação de uma cerimônia comemorativa no Centro de Eventos Ari José Riedi. E a programação incluiu apresentação de um vídeo com homenagens a ex-professores, funcionários e diretores da instituição, apresentações culturais, lançamento do site oficial da escola, passeio ciclístico e Interclasse. “Esses 35 anos da Escola Mário Spinelli marcam Sorriso porque a história da própria escola confunde com a do Municipio, os dois nasceram quase ao mesmo tempo, e ao longo desse período vem formando várias pessoas que atuam na sociedade hoje e a gente tem eles aí no dia-a-dia, a gente escuta aí na cidade ‘_Ah eu estudei na Mario Spinelli’, na época em que era ali onde está o Corpo de Bombeiros e depois quando veio para a sede nova, então a gente percebe a importância que tem a Escola Mário Spinelli e o carinho que a sociedade sorrisense tem para com a escola.

A partir deste ano, a Escola Mário Spinelli adotou uma nova metodologia, que é a Escola Plena, escola em tempo integral “Esse é um método que desenvolve o protagonismo juvenil, onde o aluno tem o dia inteiro para explorar as atividades curriculares e o protejo de vida, uma posição para atuar de maneira mais concreta e atuante na sociedade.”

O professor comemora as conquistas e faz uma avaliação daquilo que ainda precisa avançar dentro da escola “Nesse novo sistema de Educação Integral, a escola deu um salto, a gente vê os professores e os alunos mais motivados em estudar, enxergando uma qualidade em ficar na educação integral. A gente ainda precisa de um refeitório para a escola fechar sua magnitude, mas mesmo com a ausência do refeitório somos uma das maiores escolas e entre as 14 escolas do sistema de escola plena é a maior, temos hoje em torno de 350 alunos”.

O assessor pedagógico da Seduc – Zeferino Junior esteve presente na Cerimônia de Comemoração dos 35 anos da Escola Estadual Mário Spinelli. Ele fala da importância desta instituição para a educação da comunidade Sorrisense. “A Escola Mário Spinelli nesses 35 anos de história, ligada diretamente a história de Sorriso está de parabéns a escola e todos os professores, funcionários que fizeram parte da escola nesses 35 anos. Se a Escola Mário Spinelli tem um grande nome dentro do Estado de Mato Grosso e porque teve bons profissionais que construíram esse nome. Agora a escola tem se reinventado, acompanhado o que tem de mais moderno dentro da educação que é a Escola Plena (escola em tempo integral) auxiliando o aluno para seu projeto de vida.”

O professor Olmiro Muller foi um dos homenageados na noite que marcou os 35 anos da Escola Mário Spinelli. Desses 35 anos, foram 29 anos dedicados por ele para a escola. Emocionado, ele lembrou que passaram muitos alunos ao longo dessas três décadas e meia e como o lema da escola que é ‘Transformando vidas’, viu a evolução desses alunos e que muitos se tornaram personalidades de destaque. “Foi uma experiência gratificante participar destes 35 anos da Escola Mario Spinelli porque a gente pode ver nosso estudante crescendo a cada dia e demonstrando todo o seu potencial de criatividade, de participação dos atos sociais, políticos e econômicos, culturais e eclesiásticos, inclusive nas Feiras do Conhecimento que ao longo do tempo tem demonstrado todo potencial que tem e que são trabalhados na escola. Essa história da escola confunde com a história do município, que também ajudou a crescer em todos os aspectos, inclusive a Escola Mário Spinelli participou do processo de criação da bandeira de Sorriso, do hino de Sorriso com a participação de alunos e professores. É um momento maravilhoso porque não é sempre que comemoramos Bodas de Coral, e que venham tantos outros corais para a história da Escola Mário Sinelli”.