19/05/2017 15:50

Quantidade de visualizações: 208

Decom



A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começou no dia 17 de abril e vai até 26 deste mês, imunizou apenas cerca de 40% do total da meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, que foi de 15 mil pessoas. O público alvo que ainda não tomou a vacina deve procurar a unidade de saúde do seu bairro.

Neste sábado (20) será o dia “D” de vacinação contra a influenza. Na ocasião, todas as unidades de saúde de Sorriso estarão abertas para disponibilizar a dose. No período da manhã, uma equipe especial estará atendendo no bairro Santa Maria.

“O que nos preocupa é que a procura pela vacina está baixa, principalmente no caso das gestantes e crianças, haja vista que faltam apenas dez dias para o término da campanha. A população deve ficar atenta. Todos que fazem parte deste grupo devem aproveitar a oportunidade e procurar a unidade de saúde do bairro”, reforçou Kátia Dal Prá, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Saneamento.

As pessoas que devem se vacinar são: idosos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais comprovadas por documentos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional apresentando documento funcional.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.