16/05/2017 11:02

Quantidade de visualizações: 476

EDUARDO TURELLA

Os Bombeiros de Sorriso foram acionados na manhã dessa terça-feira (15) para capturar uma cobra jararaca em um terreno de uma residência na Rua São Luiz – Bairro São Domingos.

Os bombeiros foram ao local e capturaram uma cobra jararaca. Vizinhos afirmaram que é a segunda cobra encontrada em duas semanas.

Jararaca

Conhecida por diversos nomes, a Jararaca da mata cientificamente é chamada de Bothrops, um gênero de serpentes da família Viperidae. “Jararaca” origina- se do termo tupi yara’raka. Popularmente, as espécies são denominadas de jararacas, cotiaras e urutus. São serpentes peçonhentas, encontradas do nordeste do México à Argentina. Ocorrem nas ilhas de Santa Lúcia e Martinica nas Antilhas, assim como nas pequenas ilhas da Queimada Grande, Alcatrazes e Vitória, no litoral de estado de São Paulo, no Brasil, sendo importantes causadoras de acidentes com animais peçonhentos no Brasil, e nos outros países onde distribuem-se, com altas taxas de morbidade e mortalidade.

As diferentes espécies apresentam grande variabilidade, principalmente nos padrões de coloração e tamanho, ação da peçonha, dentre outras características. Atualmente, 47 espécies são reconhecidas, mas é consenso dentre os pesquisadores que a taxonomia e sistemática deste grupo está mal resolvida, de modo que novas espécies têm sido descritas e algumas sinonimizadas.

​Sorriso: Bombeiros capturam cobra jararaca no Bairro São Domingos​Sorriso: Bombeiros capturam cobra jararaca no Bairro São Domingos​Sorriso: Bombeiros capturam cobra jararaca no Bairro São Domingos​Sorriso: Bombeiros capturam cobra jararaca no Bairro São Domingos