12/05/2017 15:58

Quantidade de visualizações: 338

Decom/ Redação


A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa teve início no dia 17 e segue até o dia 26 de maio, com a disponibilização da dose em todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

Em Sorriso, diferente do que se divulga no restante do Estado de Mato Grosso, o dia D da campanha será no próximo sábado, dia 20 de maio, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para disponibilizar a dose, além de pontos estratégicos espalhados pelo município.

As pessoas que deverão receber a vacina são idosos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais comprovadas por documentos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional apresentando documento funcional.

A meta para Sorriso neste ano é vacinar cerca 15 mil pessoas e esta edição da campanha tem como diferencial a vacinação dos professores. “ Neste ano foram incluídos para a vacinação os professores das escolas públicas e privadas, que precisam comprovar a função no momento da vacinação com um documento” afirmou Katia Dal Prá, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Saneamento.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

“É importante que a população que se enquadra nestes grupos fique atenta e procure sua unidade de saúde para receber a dose, lembrando sempre de levar o cartão de vacina”, reforça a enfermeira.