12/04/2017 10:49

Quantidade de visualizações: 391

Eduardo Turella com Assessoria

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, acompanhado do prefeito Ari Lafin, conferiu ontem (11) o andamento das obras do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em construção na área do Aeroporto Regional Adolino Bedin. Segundo Jarbas, a previsão é que o local esteja pronto em 120 dias.

O Centro em instalação deverá atender 28 municípios da região Norte de Mato Grosso. A construção da base foi possível por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso.

De acordo com o secretário, “deverá proporcionar mais eficiência no sistema de segurança pública e também servir de apoio à área de saúde com aeronaves preparadas para socorros emergenciais”. O local está sendo preparado para receber 30 profissionais do grupamento especializado, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares.

A nova base descentralizada do Centro irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Além disso, o hangar também será usado como apoio para as demais instituições que operam com aeronaves, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dentre outras.

Conforme informações divulgadas pela Sesp, o Ciopaer dispõe de três helicópteros e quatro aeronaves. O efetivo é de 92 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, que atuam nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e nos serviços administrativos. Apoio às ocorrências de roubos, cercos, perseguições, resgates, salvamentos, incêndio, e defesa civil estão no dia a dia dos profissionais do Ciopaer.