15/03/2017 16:39

Quantidade de visualizações: 267

Fernando Luiz com assessoria

Muito mais que a transferência de poder e patrimônio entre as gerações, a sucessão familiar é a troca dos gestores e administradores. A transmissão do patrimônio, não apenas financeiro, mas pessoal e emocional, é um processo demorado e, por muitas vezes, complicado. Para auxiliar nessa transição, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, oferece o Programa Especial Sucessão Familiar.

A próxima turma acontece no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso. Ainda há vagas e as inscrições vão até o dia 30 de março. A primeira aula será no dia sete de abril. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (66) 9909-3753. Para participar do programa os pré-requisitos são ter mais de 18 anos, ser alfabetizado com noções básicas de matemática e ainda ter dois membros da família na mesma turma: o sucessor e o sucedido.

O objetivo do Sucessão Familiar ofertado pelo SENAR-MT é mostrar a importância do processo sucessório para o crescimento, desenvolvimento, longevidade e sucesso nas empresas familiares do agronegócio. O conteúdo inclui assuntos como análises financeiras e contábeis utilizadas como instrumentos para a tomada de decisões das empresas familiares, aspectos legais, tributários e vários outros. Ao todo são oito módulos que somam uma carga horária de 64 horas.

Além deste programa especial, o SENAR-MT também oferece palestras de sensibilização, para mostrar a importância do processo sucessório para o crescimento e desenvolvimento da empresa familiar no meio rural. O conteúdo das palestras de sensibilização inclui ainda assuntos como objetivo do planejamento sucessório para o futuro da sucessão da empresa, aspectos tributários da atividade rural e diversos outros temas relacionados ao assunto. Os interessados em mais informações devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de seu município.