17/02/2017 11:21

Quantidade de visualizações: 268

Eduardo Turella com Assessoria

O Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) de Sorriso registrou 73 boletins de acidentes somente no mês de janeiro. Destes, 41 foram confeccionados no local onde o acidente aconteceu e outros 32 foram registrados na sede do SMGT.

O coordenador do SMGT, Márcio Pires, explica que os acidentes registrados pelo órgão são somente aqueles em que o dano é apenas material, ou seja, sem vítimas. As ocorrências com vítimas, em que o Corpo de Bombeiros é acionado para prestar socorro, foram 43, o que alcança o número de 116 acidentes neste primeiro mês do ano.

De acordo com os dados do SMGT, o dia da semana com mais registros é a segunda-feira, com 17 ocorrências; depois a terça-feira, com 14 ocorrências; a sexta-feira, com 12; o domingo, com 10; o sábado, com oito; e a quarta e quinta-feira, com seis ocorrências cada. Na maioria das vezes, os acidentes ocorreram entra as 6h e as 18 horas, com 52 registros. Já no período noturno, das 18h às 24 horas, foram feitos 19 atendimentos. No horário da meia noite às seis da manhã, foram apenas dois registros.

As estatísticas apontam que dos 136 veículos envolvidos, 53 eram automóveis (carros de passeio), 42 caminhonetes, 10 caminhões trator (cavalinho), nove camioneta/utilitários, oito caminhões, oito motocicletas, duas motonetas e um reboque/semi-reboque. Em três casos, os veículos envolvidos não foram identificados, por se evadirem do local do acidente.

Já quando o assunto são as infrações de trânsito registradas pelo SMGT, a que aparece com maior frequência é o não uso do cinto de segurança, seja pelo condutor ou passageiros do veículo. Na sequência, o estacionamento em local inadequado e dirigir falando ao celular. “Sempre orientamos os motoristas para que tomem cuidado, principalmente quanto ao uso do cinto e que não utilizem o celular enquanto dirigem, visto que esse tipo de infração pode causar acidentes graves, colocando em risco a vida do motorista e também de terceiros”, destaca.

O SMGT atua ainda com ações orientativas na frente de escolas e em pontos com grande fluxo de veículos e pedestres, sempre com o foco na prevenção de ocorrências e sensibilização das pessoas para a importância de respeitar a legislação de trânsito. Os agentes de trânsito atuam no perímetro urbano de Sorriso e também nas estradas vicinais para o registro de boletins de acidente. Cabe ainda ao SMGT a emissão e a renovação das credenciais para utilização de vagas especiais de estacionamento. A sede do SMGT fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, das 7h às 13 horas. O telefone é o 153 ou o 3544 3563.