04/12/2016 12:20

Quantidade de visualizações: 620

Fernando Luiz com assessoria

Está aberto o processo de credenciamento de novos instrutores junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) para atuarem a partir de 2017. O interessado deve cadastrar seu currículo no site www.senarmt.org.br.

Os prestadores de serviços credenciados junto ao SENAR-MT atuam nos treinamentos da instituição que são ofertados em parceria com os Sindicatos Rurais ou com as prefeituras por todo o Estado, por isso é necessário demostrar conhecimento técnico e experiência na área de formação, competências comportamentais para instrutoria, ter conhecimento em informática básica e internet e ainda disponibilidade para viagens.

Conforme explica a analista da equipe de Pedagogia do SENAR-MT, Ana Maria Bellis, as inscrições podem ser feitas durante todo o ano pelo site do SENAR-MT. Neste processo, serão analisadas as inscrições realizadas entre julho e dezembro deste ano.

"Para participar é preciso ler o edital de credenciamento de instrutores, disponível no link: http://www.senarmt.org.br/cadastrar_instrutor.php, aceitar as condições postas no documento e preencher as informações solicitadas sobre a atuação profissional do candidato (o currículo). Aqueles que já possuem cadastro, mas desejam atualiza-lo também podem o fazer".

O processo de credenciamento de instrutores junto ao SENAR-MT é feito nas seguintes etapas: seleção e análise de currículos, entrevista com os candidatos, participação na semana de treinamento sobre a metodologia do SENAR-MT, que será realizada entre 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2017. Após esta etapa, é realizada uma banca em que o candidato deverá ministrar um evento com duração de até quatro horas sobre o tema do treinamento para o qual se candidatou.

Por fim, o candidato deverá participar de um treinamento com acompanhamento integral de outro instrutor indicado pelo SENAR-MT, em que irá ministrar o conteúdo programático de oito horas, de acordo com a metodologia da instituição. Após a avaliação de todas essas etapas, o profissional receberá o resultado, e se aprovado, poderá atuar junto à instituição.

Atualmente, o SENAR-MT conta com cerca de 300 instrutores credenciados. A instituição procura por prestadores de serviços educacionais em diversas áreas, principalmente em saúde e segurança no trabalho, mecanização agrícola e doma e rédea racional de muares e equinos.

O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 89 Sindicatos Rurais do Estado.