28/11/2016 08:45

Quantidade de visualizações: 615

Eduardo Turella com Agro Olhar

A semeadura da soja em Mato Grosso chegou a 97,59% de seus 9,368 milhões de hectares, apesar de nas últimas semanas ter perdido o ritmo "acelerado" que apresentava. As projeções meteorológicas apontam chuva para essa semana, mesmo que a temperatura máxima fique na casa dos 38ºC.


Das sete regiões ao qual Mato Grosso é dividida três já encerraram os trabalhos de plantio: Médio-Norte, Noroeste e Oeste.

A perspectiva é que as regiões Centro-Sul (99,95%), Norte (99,42%) e Sudeste (99,13%) encerrem a semeadura nesta semana, enquanto o Nordeste mato-grossense siga com os trabalhos, uma vez que atingiu apenas 86,73% de sua área. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

As chuvas em Mato Grosso começam a dar sinais de regularidade, o que para o desenvolvimento da soja é considerado bom e promessa de safra "cheia".

Para essa semana, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima deverá ficar na casa dos 38ºC no Estado e a mínima em 20ºC.

Em Cuiabá e Rondonópolis a segunda-feira, 28 de novembro, deverá ser de tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva. A máxima deve ficar em 34ºC e a mínima em 23ºC.

Já em Sorriso, capital nacional da soja, os termômetros devem chegar a 38ºC, porém com pancadas de chuva a qualquer momento. Em Nova Xavantina, a máxima não deverá passar dos 37ºC com possibilidade de chuva no período da manhã e da tarde.