12/11/2015 15:18

Quantidade de visualizações: 868

Fernando Luiz com assessoria

Maior produtor de soja do País, o estado de Mato Grosso recebe o Fórum Soja Brasil, no próximo dia 16 de novembro, em Sorriso (MT). O evento será realizado na sede do Sindicato Rural do município, a partir das 15.00 horas (horário local) e oferecerá diversas atividades gratuitas aos produtores rurais (veja programação abaixo). As inscrições são gratuitas e estão abertas até às 18.00 horas, do dia 15, pelo site: (www.projetosojabrasil.com.br).


 


O evento abre o Projeto Soja Brasil – Safra 2015/2016  em Mato Grosso. No estado, a ação é realizada pelo Canal Rural, Aprosoja Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio institucional da Aprosoja-MT. O Fórum também dará o pontapé inicial para a Caravana Soja Brasil. Durante duas semanas (de 23/11 a 05/12), a carreta-auditório do projeto percorrerá 10 municípios, recebendo produtores rurais para palestras e oficinas gratuitas.


 


Em janeiro de 2016, a Caravana Soja Brasil volta ao estado para mais duas semanas de ações nos principais municípios produtores de soja de Mato Grosso. Tudo isso, acompanhado de perto pelas lentes dos jornalistas do Canal. "O projeto já faz parte do calendário dos sojicultores, sobretudo, por proporcionar debates relevantes sobre a principal cultura de Mato Grosso. Acompanhar a safra da soja no Estado é importante também para que a sociedade entenda a complexidade do assunto, desmistificando muitas crenças sobre a vida do produtor”, destaca Rui Prado, presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT.


 


Na programação do fórum do dia 16, em Sorriso, estão previstas palestras que atendem aos desafios específicos da região como prognósticos do clima para a soja, perspectivas e tendências de mercado, produção, consumo, preços e comercialização do produto. Durante o dia, os sojicultores também poderão participar de oficinas sobre aplicação de defensivos, manejo integrado de pragas e refúgio, entre outros temas. Além de conhecerem as novas tecnologias em tratores, colheitadeiras e pulverizadores, na área de exposição de máquinas da John Deere.


 


Além das palestras e oficinas técnicas, o evento promoverá atividades de entretenimento como a participação especial do Guri de Uruguaiana, humorista do Rio Grande do Sul cujo personagem é um gaúcho. No fórum, o Guri contará que está de “mudança” para Sorriso a fim de plantar soja e que acompanhará as palestras e oficinas para aprender mais sobre o cultivo.


 


A partir das 19.00 horas, o Canal Rural passa a transmitir ao vivo a programação do Fórum Soja Brasil, com a apresentação do jornalista João Batista Olivi. A transmissão poderá ser acompanhada pela TV ou pelo site: www.c2rural.com.br.