21/09/2015 17:13

Quantidade de visualizações: 648

Redação


O Programa Novo Óleo para reciclagem de óleo cozinha usado, desenvolvido pela Fiagril em parceria com a cooperativa Sicredi  e a Prefeitura Municipal comemora a marca de mais de meio milhão de litros de óleo que já foram reciclados, e transformados em biocombustível na fábrica de Biodiesel Fiagril.


De acordo com o Gerente de sustentabilidade da Fiagril Gheorges Rotta, o óleo de cozinha usado, muitas vezes descartado em pias ou em terrenos é altamente poluidor – um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. Rotta ainda frisa a importância da parceria e de como o programa ainda tem grandes desafios como a conscientização junto às comunidades onde atua.


O objetivo da iniciativa é dar o destinação correta aos resíduos de óleo de soja tanto de residências quanto de estabelecimentos comerciais. Para tanto, é preciso guardar o óleo que sobra das frituras em garrafas pet e solicitar o recolhimento.


Como Funciona: cada participante que entregar dois litros de óleo usado recebe um cupom, a cada três cupons o mesmo poderá ser trocado em estabelecimentos credenciados por um novo óleo de cozinha de 900ml. Estabelecimentos comerciais podem trocar o óleo por produtos de limpeza, a cada 50 litros de óleo usado. O óleo é retirado na casa do participante com total comodidade através do Disk óleo Fiagril (3545 – 7970).


O Programa Novo Óleo já está sendo desenvolvido em Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop.